07/02/07

A questão não é realmente assim tão simples!

Ao ver o fabuloso vídeo do “gato fedorento”, que o meu amigo jamir decidiu (e muito bem), colocar no nosso blog, despertou em mim a vontade de o comentar.

Quero primeiramente comentar o fenómeno actual do humor português: o “Gato Fedorento”! Sem dúvida que eles são geniais. Sem dúvida que “sketchs” como “Gervásio Palha”, “Os médios Portugueses”, “Rap dos matarruanos”, “Falam falam falam” “Paulo Bento”, etc., são hilariantes, e fazem rir até o papa Bento XVI. Sem dúvida, que para além do humor no seu sentido lato, eles têm uma inteligência e perspicácia fabulosas. Contudo, com tanto “sem dúvida”, também não tenho dúvida que eles não merecem, na minha opinião, ganhar 25 mil euros, cada um, por programa!! Ainda para mais, quando é a televisão do Estado a pagar esse ordenado exorbitante.
Obviamente, que depois de saber deste ordenado, deixei de achar piada a alguns comentários irónicos, como por exemplo o Zé Diogo dizer “Claudisabel e Marco Paulo?! Não falámos com estrelas!!” Pudera, tomara à Claudisabel, ter metade dos vossos lucros anuais!!
Agora, ordenados à parte, há que realçar mais uma vez, a genialidade deste grupo em alguns sketchs, em particular este a imitar o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, que está fabuloso!! Uma imitação perfeita a todos os níveis e ainda uma perspicácia notável em reter os pontos mais “estúpidos” dum vídeo, que a meu ver, foi mal conseguido pelo Professor Marcelo (que apesar de tudo eu muito admiro).

Mas realmente a questão do aborto não é assim tão simples, nem para a dissecar num vídeo de 3:30min, como fez o Professor, nem para a tentar resolver com um sketch, fazendo contra-campanha, como fez o “gato”.
A questão do aborto é e sempre será uma questão polémica, assim como todas as que põem em causa ou interferem com a vida. Neste caso particular, é uma questão que envolve religião, e logo aí envolve paixão e fanatismo. É também uma questão obriga não só olhar para os outros mas também para nós, ou seja, não vale dizer eu sou contra o aborto, mas se a minha namorada/filha/neta aparecer com uma gravidez indesejada, então aí já vale fazer!! É uma questão à qual nenhuma ciência humana, desde a biologia até à filosofia, pode responder com exactidão, pois nenhuma prova se o feto é ou não vida.
Por tudo isto, a problemática “aborto”, não pode nem deve ser discutida e votada de ânimo leve…Merece uma reflexão séria de cada um de nós, depois de ouvir com atenção argumentos quer do sim quer do não (há argumentos válidos dos 2 lados), para que cada um vote de acordo com a sua consciência. Eu já reflecti. Já tenho a minha opinião. Sinto-me contente por isso!

P.S.- Importante também, é todos aqueles que acreditam na democracia irem votar.


Carlos Ferreira

3 comentários:

Anónimo disse...

fdx, eles ganham 25 mil euros por programa? fdx ixo dá 100 mil por mes..meu amigo axo ixo 1a injustiça realmente..
no k ao sketch diz respeito ta fenomenal, e não concordo k eles estajam a fazer contra campanha, eles sao humoristas não são jornalistas, logo não me parece k sejam obrigados a serem isentos...e so 1 atrasado mental se deixa influenciar no seu voto por 1 sketch humoristico..
Ja agora sorte a tua k já tens o teu sentido de voto definido, cm a kestão não é axim tão simples eu sinceramente não sei ainda o k vou votar..
LT

Anónimo disse...

Governo deve tomar medidas em vez de pedir ao povo a solução

Não ! - Não à legalização do aborto através da falsa bandeira (engodo) da despenalização !

A despenalização do aborto é outra forma enganadora de combater o aborto. O número de interrupções de gravidez, no mínimo, triplicará (uma vez que passa a ser legal) e o aborto clandestino continuará - porque a partir das 10 semanas continua a ser crime e porque muitas grávidas não se vão servir de uma unidade hospitalar para abortar, para não serem reconhecidas publicamente.
O governo com o referendo o que pretende é lavar um pouco as mãos e transferir para o povo a escolha de uma solução que não passa, em qualquer uma das duas opções, de efeito transitório e ineficaz.
Penso que o problema ficaria resolvido, quase a 90 %, se o governo, em vez de gastar milhões no SNS, adoptassem medidas de fundo, como estas:

1 – Eliminação da penalização em vigor (sem adopção do aborto livre) e, em substituição, introdução de medidas de dissuasão ao aborto e de incentivo à natalidade – apoio hospitalar (aconselhamentos e acompanhamento da gravidez) e incentivos financeiros. (Exemplo: 50 € - 60 € - 70€ - 80€ - 90€ - 100€ - 110€ - 120€ -130€, a receber no fim de cada um dos 9 meses de gravidez). O valor total a receber (810€) seria mais ou menos equivalente ao que o SNS prevê gastar para a execução de cada aborto. (*)

2 – Introdução de apoios a Instituições de Apoio à Grávida. Incentivos à criação de novas instituições.

3 – Introdução/incremento de políticas estruturadas de planeamento familiar e educação sexual.

4 – Aceleração do "Processo de Adopção".


(*) Se alguma mulher depois de receber estes incentivos, recorresse ao aborto clandestino, teria que devolver as importâncias entretanto recebidas (desincentivo ao aborto). [Não sei se seria conveniente estabelecer uma coima para a atitude unilateralmente tomada, quebrando o relacionamento amistoso (de confiança e de ajuda) com a unidade de saúde].

Estou para ver se os políticos vão introduzir, a curto prazo, algumas deste tipo de medidas. É que o povo, mais do que nunca, vai estar atento à evolução desta problemática.

Deixa tar que eu faço disse...

Sobre a kestao do aborto prefiro n me vou alongar pois a kestao é deveras complicada e hà sem a minima duvida argumentos válidos de ambas as partes, agora cabe a cada um de nós decidir.
Sobre a kestao do dinheiro pago pela rtp ao gato fedorento devo dizer k se a nossa televisao publica ker ter audiencia e asim lucro entao nao à outra soluçao k contratar os melhores, e como é logico os melhores pagam-se caro. eu prefiro uma empresa do estado a gastar mto com os seus empregados e a ter lucro do k o inverso (apesar disso axo k apenas o riardo é o fenomeno gato fedorento ).

NS