12/12/06

Vacas e Leite !!!!

Já estão os mais séticos a pensar que vou falar da Carolina Salgado ou assim, até posso falar dela a seu tempo, mas neste post vou mesmo falar de vacas e leite.. Vaca, aquele animal ruminante que nos dá os bifes, e o leite, aquele alimento primordial produzido por todos os mamíferos para alimento das suas crias, neste caso o leite de vaca..
Lembro-me quando era puto o leite que eu tomava era nada mais nada menos que : Leite.. Agora há uma panóplia de escolhas no que ao leite diz respeito..há leite semidesnatado, desnatado, adicionado de ômega 3, vitaminado, enriquecido com ferro, adicionado de calcio, com fibras, fermentado etc etc etc...
Seré que quando o saudoso Louis Pasteur desenvolveu a Pasteurização teve que se precaver para todos estes tipos de leite e testou-a em todos eles? até estou a ver o famigerado cientista françês a testar o adicionado em calcio da Mimosa porque ja estava a prever a alta taxa de osteoporose que se iria verificar no futuro..
O engraçado é que encontrei informaçoes sobre o leite muito interessantes, parece que para as crianças o leite e muito bom sim senhor, mas para os adultos não e assim tao bom, veja-se esta frase retirada de um site sem credibilidade nenhuma : "O leite de vaca potencia certas patologias: colites; flatulência; crises diarréicas; desconforto abdominal; doenças alérgicas como asma, bronquite, rinites; dores musculares e articulares; diminuição das plaquetas; dermatites; agitação, enxaqueca e arteriosclerose." É verdade meus amigos, se já são adultos(ou pensam que o são) cuidado com as vacas e com o seu leite..
Mas o que mais me maça a cabeça são os tais tipos de leite que hoje em dia se encontram no mercado..E isso fez-me chegar a uma pergunta:"Será que para cada tipo de leite há um tipo de vacas diferentes?" Eu acho uma pergunta pertinente, tipo o leite enriquecido com ferro advém das vacas do centro que comem muito paté de figado? O leite com fibras sai das vacas alentejanas que comem muito centeio nas planicies alentejanas? E o adicionado ômega 3? Que vacas é que dão esse leite? Já agora o que é o ômega 3 e para que serve?
Cá para mim só falta haver leite de Aloê Vera, afinal é um produto muito na moda e o leite parece estar na moda só falta mesmo uma vaca que come a roupa lá da vizinha e depois dá leite cenrriquecido com Aloê Vera...
O que a gente anda a comer...da proxima vez que beberem leite pensem nisto e saboreiem para ver se é diferentre o sabor ou se sentem com mais ômega 3 ou com mais ferro ou até com mais calcio...
LT

Sem comentários: