03/04/06

ATÉ SEMPRE KAROL....

À muito tempo que eu queria falar disto aqui, mas como estava deslocado no tempo(depois xateavam-me a cabeço porque o tema nao era actual..)optei por deixar andar o tempo..MAs como ontem fez um ano que morreu João Paulo II e como as televisões fizeram uma cobertura considerável das cerimónias que lembram esse facto acho pertinente falar disso agora...
Tenho primeiro que esclarecer que não sou nenhum fanático religioso, e muito menos um católico praticante, sim porque a ultima vez que entrei numa igreja foi no casamento da mina irmã e porque tinha que ler qualquer coisa, no entanto sempre me senti fascinado por este homem " Karol Woityla"(acho que é assim que se escreve)...Sinceramente acho que foi uma das personagens mais marcantes do século transacto e do inicio deste século, sim porque ja neste milénio com a doença de Parkinson em estado avançado ele não desistiu de lutar pelos seus ideias. E aqui eu quero salientar uma coisa, nem todas as opinões dele são correctas, eu não me identifico com a sua posição em relação ao preservativo, ao aborto, ao papel das mulheres na igreja, mas temos que admitir, ele era um lutador nato..
Este Homem com 82 anos e com a doença a prender-lhe os movimentos e o discurso deslocou-se ao Arzebeijão, e imaginem o Arzebeijão tem 120 católicos, era mais fácil meter esses 120 no avião e levá-los ao Vaticano, mas ele foi lá, é de louvar atitudes destas..Este Homem teve a coragem de pedir desculpa a todos aqueles que a religião católica causaram sofrimento, nomeadamente aos judeus...Este Homem teve a coragem de se deslocar a Cuba, local onde poucos ou nenhuns lideres ocidentais se deslocam, ele sempre censurou a guerra, e criticou Bush pela invasão do Iraque, quando muitos lideres ocidentais(inclusive o nosso) não o fizeram, ou os que o fizeram estavam a ajudar na invasão pela calada(caso da Alemanha)..
Podem pensar que este post é desnecessário, pois ele já não está entre nós, mas eu tinha que dizer a toda a gente que ele foi o Grande Homem do século, e mesmo não concordando com muitas atitudes dele e principalmente com os ideais da igreja que representa eu admirava muito João Paulo II, ele sim foi o Papa de toda a gente, daí o facto de eu agora dizer " até sempre Karol"...
LT

2 comentários:

Anónimo disse...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

Anónimo disse...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»