Pois tudo o que tem um princípio tem um fim, o princípio não sei ao certo quando, onde nem como, a data do livrete do Freezer é 24-09-92, mas o verdadeiro inicio dele terá sido numa bela manha de 92 numa fábrica qualquer da Fiat, muito provavelmente em Itália, mesmo ao lado dum Ferrari, e este Ferrari cheio de inveja do pujante Fiat Uno Diesel que ali ao lado ganhava forma. Como estava a dizer, apenas posso presumir como, quando e onde foi o inicio, e deve ter sido qualquer coisa de magnífico, mas posso dizer quando será o fim, e o fim será este mês numa estação de abate da zona.
Perguntam-se os menos conhecedores (e consequentemente os mais tristes, sim porque quem não teve o privilegio de conhecer o Freezer não sabe o que é um carro, apensas sabe o que são meios de transporte) o que será isso do Freezer. Não sei se responderei, até porque a pista do Fiat Uno é bastante boa, logo quem ainda não percebeu não vale a pena que não vai perceber muito mais, mas pronto, vou começar pelo inicio comigo.
Tudo começou comigo numa fatídica noite de Dezembro de 2004 em que outro grande senhor do automobilismo, o Vermelhinho Ferrari, faleceu, auto imolando-se em plena garagem, criando-me a necessidade de arranjar outro veículo locomotor. E com toda a pompa e circunstância eu comprei o Freezer, ele chegou ás minhas mãos, reluzente, orgulhoso da sua pintura cheia de ferrugem, ciente do seu poderio o qual não mostrava a velocidade pois o manómetro estava avariado, e pouco falador pois o rádio não funcionava. A partir daqui mil histórias se podem contar sobre o Freezer, as vezes que foi roubado e voltando sempre por entre o nevoeiro quão D. Sebastião no cavalo branco, as aventuras da noite, da praia, de Braga, o estrear de quase todas a gente de Braga após tirar a carta foi o Freezer. O Gerês, a sua garagem no meio do mato em Braga, os espelhos partidos, ouvir Xutos e Bryan Adams no rádio, fogo em plena auto-estrada a caminho do Porto, o tremer mais que um velho com Parkinson, vir do Bom Jesus de madrugada com o travão de mão em cima e sem luzes, eu teria que estar aqui muito tempo para contar as historias todas dele.
Mas como o que é bom tem um fim, o fim dele está para breve. Já há vários meses me diziam para abandonar o meu companheiro e comprar um carro novo, e agora convenci-me duma coisa, o Frezeer está a ficar velho, aliás, ele está velho, já não consegue aguentar muito tempo, e após múltiplos internamentos no mecânico tornou-se claro que devo dar-lhe um fim digno. Ele não merece acabar com o motor a arder na estrada, ou esborrachado contra um muro porque os pneus rebentaram (já se nota o arame), ele não merece ser abandonado, ele merece um fim digno, ser abatido, mas de cabeça erguida, com o mesmo orgulho com o qual me chegou às mãos.
Sei que este texto já está a fazer muita gente chorar, mas é de certeza um dos textos mais difíceis que postei neste Blogue, mas quis partilhar o meu sentimento com as pessoas que sei que amam tanto o Freezer como eu, e a essas só posso prometer que elas também estão no coração do Freezer. Ele por motivos óbvio de falta de dedos para escrever num teclado pediu-me naquele jeito dele para vos fazer passar a mensagem que o que interessa é que todas as histórias passadas com ele que não caiam no esquecimento de um carro novo em folha com estofos limpos e pintura metalizada.
A tarefa de comunicar esta triste notícia está concluída, agora peço que me ajudem a encontrar um sucessor para este marco nas nossas vidas que foi o Freezer, eu pedi-lhe a opinião mas ele não me quer influenciar, disse ele, que não sou eu que escolho o carro, é o carro que me escolhe a mim, típicas palavras do Freezer. Ora os candidatos são o
Ford Fiesta, o
Fiat Grand Punto, o
Peugeot 207, o
Renault Clio e o
Opel Corsa enjoy, de salientar que todos os candidatos são a gasóleo, zero quilómetros, já agora as cores são o preto, cinza prata e o branco da moda. Agradecia ajuda nisto, sim porque substituir o Freezer é impossível, mas quero fazer o melhor possível. Um grande abraço por minha parte, e uma grande nuvem de fumo preto por parte do Freezer.
LT