21/06/09

Assuntos pertinentes a ponderar..(Trampa de título)

Estando todo o País em crise, o ramo da Óptica não é excepção, e como trabalho neste ramo vou dissertar aqui algumas baboseiras, fruto de quem não tem mais assunto para escrever (o campeonato de futebol já a acabou e estou farto de dar na cabeça ao Sócrates e á direcção do Glorioso).

Quem trabalha no ramo da Óptica sabe que estamos a atravessar um período difícil, menos consultas, menos dinheiro na carteira das pessoas para comprar óculos, significa por isso menos facturação por parte das empresas. Não, a minha função não é preocupar-me com a facturação, mas sim fazer o meu trabalho, no entanto seria hipócrita de minha parte se eu dissesse que a facturação me passa completamente ao lado. Faço as consultas e prescrevo a quem tenho que prescrever, mas mesmo assim diante da crise que afecta o País e o ramo a gente fica preocupada.

Outra coisa que fez baixar a facturação para além da crise mas bem mais positiva que esta foi a concorrência, dificilmente se vendem óculos se o preço das lentes continuasse exorbitante como era há uns anos atrás. Essa concorrência possibilitou que um óculo graduado fosse muito mais acessível, nomeadamente a idosos reformados, tornando mais fácil a nossa missão de zelar pela saúde visual da população.

Mas interessa dissecar melhor a recente entrada de um grande grupo o ramo da óptica. Devem saber que a Sonae está aí a entrar em força no mercado, e que está a praticar preços bons para o consumidor. Para além disso as consultas nas ópticas da Sonae são pagas o que é essencial para a credibilização da Optometria e também para o saneamento financeiro do ramo da Óptica.

Em primeiro lugar a Sonae ao praticar preços tão competitivos chama a tenção das pessoas, e obrigatoriamente irá fazer concorrência forte com as ópticas já introduzidas no mercado. Pelo que meus amigos que lá trabalham me dizem, a percentagem de pessoas que trazem receita de fora é grande e isso é um sinal que as outras ópticas devem aproveitar como oportunidade. Mesmo que uma óptica pequena não consiga competir com os preços da Sonae, caso tenha um serviço de Optometria de qualidade, pode muito bem continuar a ganhar dinheiro, como perguntam vocês, simples, cobrando dinheiro pelas consultas. Se levarem dinheiro pelas consultas já estão a facturar imediatamente, depois caso haja uma prescrição, as pessoas escolhem se querem comprar os óculos lá, ou então levam a receita a outros sítios.

Atenção eu falo da Sonae porque entrou recentemente no mercado e com uma campanha de preços agressiva, onde eu trabalho os preços são muito semelhantes aos praticados pelas ópticas do engenheiro Belmiro, mas este texto não se destina a publicidade, mas a discutir os problemas de liquidez da óptica em Portugal.

É fácil concluir que sou a favor de baixar os preços dos artigos, cortar as margens de lucro, de modo a ser mais competitivo e a acabar com as pessoas que andam por aí a precisar de óculos mas não os usam porque são muito caros. Outra medida seria acabar com as consultas gratuitas, de modo a assegurar melhores serviços de consultório, e a garantir facturação. Deve deixar de haver os parafusos, as plaquetas, os paninhos grátis. Meus amigos é preferível baixar as margens de lucro das lentes e armações e cobrar estes artigos, evita-se os pedinchões e garante-se facturação.

Todas estas medidas só serão eficazes se a maioria das ópticas introduzirem na sua politica de empresa. A desculpa de muitas ópticas para não cobrarem a consulta é o vizinho do lado não cobrar, esse pensamento está errado. Tem que se começar por algum lado e se o serviço for bom o e o cliente satisfeito tudo é mais fácil.

Pode ficar um bocado mal para a minha reputação (que já é bastante fraca) estar aqui a falar de facturação, vendas, disto e daquilo, mas a verdade é que é necessário a empresa ter liquidez e saúde financeira para nós trabalhar-mos, e as medidas que aqui falei só beneficiariam tanto as empresas como o consumidor.


LT

6 comentários:

dani disse...

Cada vez mais se discute o caos em que se encontra o mercado da optica. È claro que os optometristas nao podem ficar indeferentes à facturaçao da empresa porque sem esta nao receberia remuneraçao. Mas no entanto nao impede de cada optometrista realizar o seu trabalho como um verdadeiro profissional(cm o ja referiste). Na minha opiniao, o optometrista a cada dia que passa vai aprendendo algo de novo porque cada paciente è um caso distinto que deve de ser tratado como tal.
Um bom trabalho de toda a equipa da empresa serà sempre recompensado de varias maneiras o que è sempre gratificante. Mas no entanhto existem muitas empresas que deixam muito a desejar a nivel profissional, e ainda comentam que os optometristas è que deviam pagar por estas lhes ensinarem o trabalho de uma optica!!!!! Ensinarem o que?????Muitas das vezes os optometristas tem que ganhar a experiencia sozinhos, afinal o que querem esses senhoras dessas empresinhas????
Nao nos devemos rebaixar perante estes individuos sem formaçao e sempre pensar no bem estar e satisfaçao do nosso paciente.
Eu ttrabalho numa optica onde as consultas sao gratuitas, o que eu acho indecente porque deveria ser reconhecido o meu trabalho como qualquer outro onde vais e tens de pagar. Nao querem por a pagar porque na concorrencia sao gratuitas. E como referiste tebosa è um erro pensar assim mas na verdade sò a longo prazo è que se notaria melhoria se fossem a pagar. Porque no inicio as pessoas com a crise iriam sempre às gratuitas. Como diz o meu patrao nao pode arriscar neste periodo mais dificil, sabendo que sò a longo prazo terà beneficios. Nao estou nada de acordo com este pensamento porque seria uma maneira de dar mais credito, qualidade à optica. Tenho uma tabela de preços para consultas na optica e nao a podemos aplicar porque o medo "deles" de perder facturaçao è maior que a qualidade. Para mim è sò uma questao de as pessoas se habituarem à realidade de pagar mais uma consulta porque em qualquer outra area as pessoas sao servidas mal ou bem e pagam. E nòs porque gratutitas? Nao è importante o nosso trabalho?
È mudar esta atitude e começar uma nova etapa. Se nao o fizerem iremos continuar na mesma situaçao.

Barbosa disse...

Pareces um gestor a falar...

dani disse...

ja ando metida nessas coisas mas nao pretendo esse cargo

Luis disse...

dany estas a falar apenas numa parte do problema, cobrar consultas é apenas um passo, baixar as margens de lucro e acabar com "as ofertas" saõi outros passos na direcção da credibilização e da saude financeira das opticas.
Barbosa, aos gestores o que é dos gestores, mas os que conheço são fraquinhos(",)

LT

dani disse...

se fosse falar de tds os problemas nem amanha acaariamos com este assunto. È por uma parte que devemos começar e daì vem o resto. Mas com os gestores que andam aì qualquer dia estamos a dar oculos às pessoas

Anónimo disse...

"acho indecente porque deveria ser reconhecido o meu trabalho como qualquer outro"
E o seu trabalho é reconhecido... ou não recebe ordenado? Esse é o seu reconhecimento.
Não confunda reconhecimento com estratégia comercial. Esta última diz apenas respeito ao gestor/proprietário.
Aceita trabalhar apenas recebendo o valor das consultas que fizer?
Não pode é deixar o risco e os custos para o gestor/proprietário e achar que tem o direito de opinar sobre a política comercial.
A mim, enquanto gestor numa multinacional, pagam-me para desenvolver e implementar uma estratégia comercial segundo directizes dos acionistas.
Se não gostar das directizes tenho uma solução... partir para outra.
Voçê também.