20/06/08

Hummm..Cheira-me a esturro

Com isto do Euro, os exames nacionais ( e os meus também) ficaram em segundo plano. Bem para as televisões ainda estão para aí em quarto ou quinto plano, é mais importante "a saída da selecção há 29 minutos do hotel" ou "Quem vai ser o próximo seleccionador" etc.
Mas agora vamos falar dos resultados dos exames nacionais do 4º e 6º ano.
90% de positivas a Matemática e a Português a mim cheira-me a esturro. Ok vão dizer que se são más é porque são más, se são boas á porque são boas. Mas a verdade é que é muito difícil os resultados mudarem tão drasticamente dum ano para o outro. Não quero fazer acusações, até porque a Associação Nacional dos professores de Matemática tal como a sua congénere de Português já as fizeram e vieram dizer que as Provas deste ano são muito mais fáceis que nos anos anteriores.
O mesmo acontece nos exames nacionais de acesso ao Ensino Superior, e aqui até os alunos confirmaram á saída dos exames que o exame era muito fácil, tendo muitos dito que tinham estudado pouco e que chegava perfeitamente.
E também os que fizeram exames de Química e Física dizeram que a prova era muito acessível.
Não querendo chamar burro a quem faz agora os exames, tenho muitas duvidas que sejam muito mais inteligentes que as pessoas da minha geração, e tenho ainda mais duvidas que tenham estudado muito mais que as pessoas da mina geração(eu não sou exemplo), logo alguma coisa está diferente.
Ah!!! Já sei, é o governo a ver as eleições a aproximarem-se, e a ter que mostrar serviço na reforma educativa, pumba, faz exames de caras, toda a gente passa, fica bonito nas estatísticas, demonstra a incrível competência do Governo e da Ministra e os alunos rejubilam com o facto de irem todos para a Universidade mal preparados.
Cheira-me a esturro meus meninos, cheira-me a esturro, quando a esmola é grande o pobre desconfia, eu que sou pobre desconfio destes resultados, mas o governo vai de certeza embandeira-los em arco, onde está o Presidente da Republica e a Oposição quando é preciso?

LT

Sem comentários: