12/06/08

Já acabaram com a palhaçada? Agora entro eu em Greve..


Já em várias situações critiquei o nosso primeiro José Sócrates e o seu governo, aqui, aqui e aqui falei daquilo que não me agradava neste governo, e os seus tiques de autoritarismo eram das coisas que mais me irritavam. Também já reconheci as suas qualidades e a importância das suas reformas, se virem os comentários aos textos compreendem isso. Mas José Sócrates parece que gosta que eu fale mal dele, e descobri o maior defeito dele, vai de oito a oitenta, não tem meio-termo, ou é autoritário demais e nem se dá ao trabalho de se sentar á mesa com as partes interessadas para negociar, ou então qual Eng. Guterres cede perante todo e qualquer tipo de pressão da opinião pública. O que me entristece é que ele tal como Guterres apenas cede com vista nas eleições e não pensando no melhor para o País e para o Estado.
Tanta treta só para fazer uma introdução ao verdadeiro cerne deste texto, a greve dos “Gajos do Camiões”, a greve é um direito de qualquer cidadão, já aqui se falou da forma deles fazerem terrorismo, ups, digo, greve, e está tudo dito em relação a isso. Estou parvo é com a forma como o Governo cedeu tão facilmente, e dando todas regalias ás empresas que deram. Uma coisa que eu não percebi foi que quando os motoristas falavam na TV, a sua reivindicação principal era o preço do gasóleo, eu até concordava com isso, não que o governo metesse dinheiro e baixasse o imposto petrolífero, mas que reunisse com todos os intervenientes (petrolíferas, revendedores, camionistas) e repartisse o prejuízo por todos. Mas não foi o que sucedeu, o Governo fez isto, pura e simplesmente baixou todo o tipo de impostos às empresas de transporte, e saliento, às empresas, ou seja, os motoristas continuam na mesma. Baixar o IVA o ISA as portagens, mas em relação a horas de trabalho dos motoristas, nada, em relação a preço dos combustíveis, nada, em relação aquilo que era necessário e justo que o governo interviesse, nada, nada, nada. As transportadoras não querem pagar impostos, e mesmo que isso seja á custa dos impostos dos portugueses, assim têm, as transportadoras pedem têm.
Uma verdadeira palhaçada esta greve, os motoristas manipulados, o governo submisso, os portugueses enrabados. O governo deu um pésssimo sinal, deixou de ter legitimidade para fazer reformas, Guterrou com os professores, com os pescadores, com as empresas de transporte, ao invés de negociar sim senhor, mas pondo os interesses do País á frente, não, o governo cedeu, envia a mensagem que basta meter meia dúzia de cromos a protestar e pumba já conseguem o que querem por mais estúpido que seja.
Por isso eu cá vou fazer greve, quero que o Governo intervenha na necessidade de eu estudar para passar ás cadeiras, e de trabalhar para me manter. O Sr. Sócrates que se arranje, que telefone aos meus professores, que dê uma palavra ao meu patrão, eu quero as minhas reivindicações satisfeitas. Afinal se cedeu com os outros também cede comigo. Uma tristeza, uma tristeza. Tal como já tinha dito anteriormente, sou sempre enganado por estes gajos, fio-me sempre que desta á que vai ser, e eles pumba, enganam-me para variar.

LT

Sem comentários: