01/08/08

7ª Crítica - Tropa de Elite

Parrapa pa pa pa pa pa. Só quando vi o filme é que me apercebi que o refrão da musica simboliza o som de tiros (Ando um bocado lento eu sei) . Tropa de Elite é excepcional, é Mani. Tropa de Elite é inacreditavelmente bom. Tropa de Elite é daqueles filmes para o qual Hollywood devia por os olhinhos para ver se deixam de fazer as tretas que têm feito.

Pode não ser soberbamente realizado, como foi Cidade de Deus, mas é soberbamente escrito. A opção pela narrativa (pelo Capitão Nascimento) é muito bem escolhida, pois confere um retrato ainda mais real da bruta realidade brasileira.

Neste filme ninguém é herói. A policia tradicional é completamente arrasada, escapam alguns polícias honestos que são no entanto vencidos pelo sistema. Os traficantes são claro tratados abaixo de cão. O BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) é, e ao contrário do que muitos críticos brasileiros escreveram, duramente criticado. O Estilo "Olho por Olho, Dente por Dente", ou como diz o protagonista "O BOPE quando entra numa favela é para matar, não é para ser morto" são métodos demasiado à margem da lei, e daí inaceitáveis para qualquer democracia que se preze.

Tropa de Elite vai aos extremos, de um lado mostra a promiscuidade entre policias corruptos e lideres das favelas, do outro uma policia incorruptível mas demasiado assassina, que com os seus métodos fomenta ainda mais a raiva dos habitantes da favela pelas forças da ordem. O filme é a explicação perfeita do problema sem solução.

"Bota na conta do Papa." Sem margens para dúvidas, a frase do filme. O Capitão Nascimento ordena desta forma a execução de um habitante da favela. (Link da cena)
João Paulo II, em visita ao Brasil exigiu ficar alojado perto da favela. A razão era que preferia ficar mais perto dos pobres do que dos ricos. Teoricamente é muito bonito, na prática muitos tiveram de morrer para vossa excelência permanecer em segurança no topo da favela. A igreja também não escapa à critica neste Tropa de Elite.

Concluo onde comecei, Tropa de Elite é um oásis neste deserto que tem sido a industria cinematográfica. Altamente recomendável.


Nuno Silva - Será que os portugueses nunca vão conseguir fazer um filme soberbo?

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo Jamir, o filme é muito bom, tal como comentei no texto do Mani.
Em relação ao problema das favelas brasileiras e da corrupção da policia e do BOPE e tal, pá é certo que o BOPE é muito duro e exagera nas acções que empreende nas favelas, mas infelizmente têm que ser assim, é como tu dizes, é um problema, e de dificil resolução. mas sinceramente preferia que a policia em Portugal fosse mais dura, assim evitavam-se certas situações, pois aqui a moina nao tem autoridade, apenas para passar multas (o né e tu que o digam).
mas pronto isto sou eu que sou um radical.

o filme é bom, muito bom sim senhor.

LT