24/05/09

Balanço VI CIOCV

Apesar de já terem passado 2 semanas tinha que vos dar um balanço do Congresso de Optometria (sim porque eu sei que vocês querem saber o que eu acho). Insosso é a melhor forma de caracterizar o VI CIOCV, apesar da qualidade do programa, apesar do interesse das palestras, apesar das importância das sessões práticas, a adesão foi mais baixa que o esperado.
O que safou a organização foi a grande adesão de alunos espanhóis, bem superior á media dos anos anteriores, a nível de alunos portugueses, profissionais, mesmo empresas o número de participantes foi inferior ao dos anos transactos.
O primeiro motivo para isso foi a crise, as coisas estão duras, e os preços aumentaram, depois a data foi um tiro no pé, no fim-de-semana do enterro, muito mal escolhido, depois está a inépcia da maioria dos Optometristas e na sua falta de vontade em fazer formação pós licenciatura.
Infelizmente grande parte dos Optometristas acabam o curso, e pronto, está feito, não querem saber de formações, de pós graduações, de se actualizarem, basicamente morrem no consultório, logo não têm motivação para participar nos Congressos e Acções de formação promovidas pelo corpo docente da Universidade do Minho.
Esta mentalidade tem que mudar, é certo que este ano tinha características peculiares que em parte justificam a menor presença de profissionais, mas as mentalidades têm que mudar, o programa era muito bom, e na minha opinião focou aspectos que a própria formação universitária deixa a desejar, por isso caros amigos temos é que andar para a frente e aumentar os nossos conhecimentos.
Mais uma vez deixo os meus sinceros Parabéns á Comissão Organizadora, pelo trabalho, e essencialmente pela qualidade do trabalho (não se babem já todos, á primeira oportunidade falo mal de vocês).

PS: Em relação a muitos comentários que me dirigiram algumas pessoas, não há nenhum motivo obscuro para eu ultimamente andar a escrever pouco por aqui, o motivo é simples, estou sem net, e com muito trabalho, mas vou começar a engatar outra vez no próximo mês.

LT

2 comentários:

Anónimo disse...

oh gay ja tinha saudades dos teus textos.
sem duvidas que o congresso deixou muito a desejar, nao pela qualidade mas por a falta de adesao dos optometristas (studantes e trabalhadores. È pena acontecer isto porque a verdade è que temos uma boa comissao organizadora, claro que comete os seus erros como este de marcar no dia do enterro. Mas contudo nao impediu de um certo professor aparecer la no recinto para disfrutar e relembrar os seus tempos de estudante.
Sempre que posssam devem participar nos congressos por vezes è uma grande ajuda.

dani disse...

anonimo è a dani