26/05/09

Moura VS Marinho - Comentário

Ora, há muito que a TVI estava a merecer um episódio destes. Ele não é exactamente a primeira pessoa a criticar publicamente o Jornal Nacional, da TVI. Lembro-me por exemplo, do nosso Primeiro-Ministro, em Grande Reportagem na RTP1, que também o fez com um discurso com mais politica e menos invasivo, como convém ao grande homem do governo.

A minha opinião pessoal é que o jornalismo da TVI está muito adaptado às audiências. Nesse sentido, dramatiza, julga, sensacionaliza... Enfim, assume um comportamento exactamente oposto à lente imparcial que deve caracterizar o Jornalismo. Ainda assim, a guerra pelas audiências também lhe confere algumas qualidades, na medida em que, tanto quanto me apercebo, são bons na procura de informação, uma vez que raramente lhes falha uma notícia e apresentam frequentemente exclusivos (não necessariamente com qualidade e a selecção de casos de interesse também deixa a desejar).
Penso também que as qualidades e defeitos da forma de exercer jornalismo nesta estação televisiva não são da responsabilidade de uma mulher, mas sim da política da empresa TVI no capítulo da informação.
Por outro lado, reforço que a TVI se coaduna ao perfil necessário para obter audiências. Creio (não estou a par dos números) que é líder de audiências. Com isto quero dizer que há muita gente do outro lado do ecrã a ver estas palhaçadas, nem que seja para dizer que não presta… E, como em qualquer acto de justiça popular, crucifica-se o feio, mau vilão (Manuela Moura Guedes) …
Eu não gosto de ver o telejornal da TVI pelo sensacionalismo que dão às notícias; pela importância desajustada que dão aos diferentes assuntos e, principalmente, por achar indecente a forma parcial com que apresentam as notícias, sempre numa tentativa de manipulação da opinião pública. Não sei se, à luz dos entendidos na matéria, estes são os erros mais graves, mas são aqueles a que eu dou relevância. Assim, quando tenho o comando na mão exerço a minha vontade, que é também o meu pequeno poder, mudando de canal.
Penso também que muita gente apregoa o seu desgosto pelo Jornal Nacional porque fica bem. Penso que o “povo” gosta do Jornal Nacional porque na verdade não procura apenas informação, mas, também (ou até prioritariamente) entretenimento. O choque e o drama vendem bem. De forma análoga, só assim se explica que jornais como o 24 horas ou jornais desportivos (que eu também leio) subsistam diariamente.


H

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostaria de esclarecer que eu leio os jornais desportivos, mas "24 horas jamais"...


H