29/10/08

Indirectas


"...o jogador que mais me impressionou e marcou, foi o Pablo Aimar”.


Messi confessou a um jornalista espanhol que o seu ídolo de infância foi o Pablo Aimar dos tempos do River Plate.


Messi podias ter sido mais directo e dizeres logo que o teu sonho é jogar ao lado do teu ídolo. Não tenhas medo das reprasálias em Barcelona, jogar no Benfas é o sonho de qualquer um. Eles compreendiam, e até te deixavam vir a custo zero. Depois só tens que fazer como o grande Rui, e assinas o contrato em branco.



Nuno Silva - Mas olha que o benfica não é o barça, aqui o trabalho custa, e muito. Até porque os treinos são feitos ainda sem se ter ido à cama e com uma bobadeira no lombo.

27/10/08

Jesualdo em Entrevista

No final do jogo contra o Leixões, Jesualdo Ferreira, ele mesmo, concedeu-nos uma entrevista em exclusivo.

Prof. Jesualdo como explica esta fase do FCP?

Primeiro quero dizer que o Porto é um clube que não tem aquela tradição de perder, a massa adepta não sabe perder, a direcção não sabe o que é perder, o corta relvas, que perdeu a filha à dois anos, nem assim aprendeu a perder. E de facto isto é importantíssimo, falta aqui qualquer coisa. Mas é para isso que cá estou.

Mas está com isto a afirmar que a culpa das derrotas do Porto é então sua?

Evidentemente que estou. Não é só o Mourinho que é bom, não será só o Mourinho a ficar na história deste clube, eu também ficarei, e já estou a preparar a melhor maneira de perder o próximo jogo.

Mudando ligeiramente de tema (Jesualdo interrompe)

Não, eu acho importante sublinhar todo o trabalho que foi feito para conseguir este enorme feito. Primeiro tínhamos que anular o nosso melhor jogador.

Sim de facto o Lucho não tem estado ao seu melhor nível. Mas qual foi o segredo?

Foi tudo pensado ao pormenor, toda a pré-época foi pensada nesse sentido. Com os jogadores que contratamos o Lucho não consegue parar de rir. Um treino típico do Porto é mais ao nenos assim: Lucho abre para Benítez, Lucho parte-se a rir. Lucho desmarca Sapunaru, Lucho rebola no chão a rir. Fernando tenta colocar a bola em Lucho, Lucho não consegue parar de chorar de tanto rir. Lucho, já com dores abdominais, isola Hulk, Lucho mija-se todo, é o final do treino.

E o C. Rodriguez enquadra-se neste tipo de jogadores que só servem para destabilizar o Lucho?

No inicio não, o Rodriguez foi contratado pois já sabia a escola toda do "saber perder". Mas o Rodriguez é um jogador muito inteligente, dos mais inteligentes que eu já treinei, e olhe que eu já treino à 238 anos. O Rodriguez em apenas uma época no Benfica aprendeu logo a saber perder, ainda assim consegue vir para o porto e ser o jogador mais bem pago do plantel, e depois com apenas alguns treinos, no inicio foi difícil, mas depois ele aprendeu que a intenção era mesmo fazer rir o Lucho. E então é o que se tem visto, cumpre o papel na perfeição.



Jesualdo recebeu um telefonema e saiu apressado. Pelo que percebi os Super Dragões estão a violar mulher e filha, e o próximo será ele.


Foi a entrevista possível.

Nuno Silva - Quem tiver curiosidade pode ver o "Termómetro" da edição do último Domingo do Jornal de Noticias.

23/10/08

PENSEM LA NISTO II

No seguimento deste texto, vou falar dos “utilizadores tipo” do hi5. Ora, em primeiro lugar temos as pitas, com os seus Hi5 irritantemente coloridos, cheios de mariquices brilhantes, músicas e vídeoclips “da moda”, fotos dignas de uma revista Gina e comentários hipócritas das suas “amigas” tais como “eX mt KidAh e FofInhAh dU tiPoh Di AmiGax Ki adOruhhh TeR lolololol XD XD XD DepOiX PaXa nUh MEU ProFile = ))) ExA BlUsAh fiCa tih meXmU Bemm!!!!! BeiJinHux FofUx, PoRta Ti MaL” (o que, tendo em conta que calinadas na ortografia hoje em dia são motivo de orgulho, traduzindo, significa: “Pronto já comentei essa tua foto em que a mini-saia mal te tapa as nádegas, grande porca oferecida, agora vai ao meu perfil porque pus uma foto nova do meu maior decote. Morre vaca, és uma falsa e essa blusa fica-te mesmo mal, otária gorda de merda!”). As pitas, regra geral, põem fotos que as favoreçam e façam parecer mais velhas para atrair “gajos bons” (traduzo novamente: gajos com aparência de D’ZRT, carro, popularidade, e Q.I. igual ao do pneu do carro).

Em segundo lugar, temos as aberrações do sexo masculino. Ora estes fazem o simétrico às pitas. Colocam fotos nas quais exibem os seus atributos mais importantes (uma foto tirada pelo próprio aos seus peitorais, em frente ao espelho com o texto “Ai, tiraram me esta foto quando estava distraído, LOLOLOL!! Hihihihi! ;) ”) com o motivo de conseguirem arranjar “amigas” e, consequentemente, uma garota para levarem para a cama. Os grunhos tendem a ter o seu profile cheio de erros ortográficos dignos de um rapazola de cinco anos que entrou na primeira classe sem metade do cérebro (“cítio do custume”, “sinplesmente eu”, “eu num carro de vonbeiros”). Os Mitras/Basofes/Gunas tendem com ainda mais intensidade a por fotos suas em roupas “à hip-hop”, com uma qualquer arma numa mão e com um qualquer espasmo na outra mão que lhe coloca os dedos em posições que desafiam as leis da anatomia.

Temos de seguida a quase metade de utilizadores que visita os profiles das que em primeiro aparecem no ranking, deixando-lhes comentários do género “Mostro o meu pau na webcam, adiciona-me.”, “Ai és muito fofa… Quero te comer LOLOLOL!” ou “Ai que fofinha que estás nessa foto, apesar de teres só catorze anos! Adiciona-me para nos conhecermos melhor! =)” (o que, na verdade, quer dizer: “És podre de boa, talvez eu te possa dar-te uma às escondidas já que não arranjo onde os despejar.”).

Seguem-se as piadas, nas quais se incluem profiles falsos de famosos (que estão sempre recheados de “amigos”, uma técnica muito útil para se ser popular é ter-se o nickname “Diana Chaves”), os profiles falsos feitos por “amigos” para humilhar alguém, os profiles cuja única foto é uma imagem a dizer “Não tenho foto mas juro que sou bonito pa caralho!” e todas as outras montanhas de páginas que conseguem fazer menos figuras tristes do que as que acima referi.

O hi5 é sem dúvida um fenómeno, e demonstrativo das mentalidades actuais, mas pronto é o que se arranja.

Ah!!! Esqueci-me de outros utilizadores, como a Vera, que não tem conta hi5, mas entram com a conta de outros e andam a bisbilhotar os “conhecidos”.

LT

O QUE UM GAJO ATURA..

UM GAJO QUALQUER: Olá boa tarde, então o que é que posso ajudar?
CLEMENTINA (nome fictício): Boa tarde sabe é que eu já usei óculos há muitos anos atrás já na altura paguei 40 contos pela consulta ou menos já nem sei até comprei uns óculos em meia lua mas não via ao longe com eles e arrumei-os lá Mara casa e o que eu precisava mesmo era duma consulta para os ossos por acaso não faz?
UM GAJO QUALQUER: Não, eu só faço consultas aos olhos minha senhora, mas se quiser também pode marcar consulta aos ouvidos, mas aos ossos não.
CLEMENTINA: Ai aos ouvidos também preciso sabe é que eu deste ouvido estou quase surda do outro também ouço muito mal o médico já me disse que tinha que ser operada mas eu não quero até porque deste estou pior agora porque deram-me uma estalada muito grande e até me apertaram os peitos (com gestos) foram uns vizinhos que me querem ficar com a casa… (20 minutos de explicações sobre desavenças com vizinhos, porrada, tribunal, porrada, +/- o jornal nacional da TVI)
UM GAJO QUALQUER: Olhe, sim, mas consulta de Optometria quer fazer ou não?
CLEMENTINA: Pois o Sr. Dr. Devia era ver o meu marido ele foi operado as cataratas e a uma ferida que tinha no olho há 14 anos eu chorei tanto ele estava quase cego ele até nem merecia que eu chorasse porque ele era muito mau levei porrada durante 38 anos depois ele…(10 minutos sobre a vida de violência com o marido e das suas aventuras alcoólicas que acabaram com 3 AVC)
UM GAJO QUALQUER: Pronto D. Clementina a consulta de Audiometria fica marcada para quarta ás 15:30.
CLEMENTINA: Olhe muito boa sorte para si eu bebi um bagacinho mas não sou como o meu marido ele chegava a casa a cair e eu pensava pronto já vou levar (+ 10 minutos sobre o marido, porrada, sobre os olhos dele, sobre porrada, vizinhos, porrada, sobre álcool, porrada)
UM GAJO QUALQUER: Pois, é a vida, consulta de Optometria agora é que não vai fazer?
CLEMENTINA: Não porque queria mesmo era aos ossos mas já que fazem aos ouvidos também vou fazer e ver porque o medico queria operar-me ao nariz foi o meu marido que mo partiu há 30 anos (+ 10 minutos sobre porrada, álcool.. bem já sabem certo?)
UM GAJO QUALQUER: Até para a semana então.
CLEMENTINA: Acho que perdi o autocarro
Um gajo já ia cortar os pulsos..
CLEMENTINA: Não está a chegar…Adeus boa sorte e até para a semana.

PS: Isto não se passou numa consulta, logo não se trata de violar o sigilo com o paciente, mas esta merda foi mesmo inacreditável, e de qualquer maneira não era minha paciente, era dum gajo qualquer, ela não estava no consultório a fazer consulta, tudo isto alegadamente passou-se na recepção…As falas da CLEMENTINA estão sem pontuação pois a mulher não parava de falar. Ah!!! Antes dela ter dito que tinha bebido bagaço já se tinha notado á muito tempo.

22/10/08

Maldita Crise..

Eu não percebo nada de Economia, é um facto, percebo tanto de finanças como de tricot. Tenho uma visão conservadora das coisas, e a minha máxima é “não há dinheiro, não há vícios”. É assim que faço a gestão das minhas finanças, mas tenho a noção que para haver crescimento, tem que haver investimento. Mas ainda assim, acho que se deve primeiro consolidar as finanças e só depois investir, para o risco não ser tão grande.

Este pequeno trecho serve para vos explicar o quão rudimentar é o meu conhecimento económico de alta finança. É como a nossa Economista de serviço está neste momento lesionada, vou dar a minha opinião, sem estar fundamentada claro, e sem ter obviamente conhecimentos mínimos para isso sobre a crise económica mundial. Basicamente vou fazer de Moita Flores, mas eu aviso desde já a minha ignorância, e que é apenas uma opinião, ao contrário do magnânimo sabe tudo barbudo.

Ora basicamente o que se passou foi, na altura da fartura, tudo pedia dinheiro emprestado, o particular á banca, as empresas á banca, a banca entre si, o estado endividava-se, etc, etc… A fogueira estava a arder cm toda a força e deitavam para lá lenha a toda a força. Até que por circunstâncias diversas, a banca começa a perder liquidez, o estado está na bancarrota, as empresas abrem falências, os particulares não recebem, logo não pagam os empréstimos á banca. A banca assim não consegue nem pagar os seus negócios, nem emprestar mais € aos particulares, empresas, banca, etc.. E pumba, bancarrota.

Isto passou-se muito em culpa por causa das especulações ao nível da bolsa e dos mercados financeiros, conclusão, as acções caem a pique, as bolsas perdem rios de dinheiro, as empresas e os particulares, por aí fora..

O que fazem os Governos?

Nos EUA, o plano Paulson deu 700 mil milhões de dólares para revitalizar Wall Street. Na Europa onde há incêndios do género, os governos apagam os fogos com a mesma receita. Mas na prática o que se verifica é os contribuintes a pagar pela especulação da banca e da alta finança, são as pessoas comuns, que com os seus impostos estão a salvar aqueles que caso um desgraçado se atrase a pagar a prestação da casa, vai logo buscar-lhe o seu tecto.

Onde estão os milhões e milhões e milhões de lucros anuais? Onde foram buscar o dinheiro para pagarem indemnizações aos administradores despedidos e aos que ficam? E depois passam-se situações como na AIG em que depois do Bush ter injectado lá milhões, os senhores administradores vão para hotéis de luxo com spas, comida e bebido do melhor que há, etc, tudo á conta dos contribuintes.

Não se iludam, o sistema capitalista é o melhor para se gerar riqueza, mas tem que ser controlado e regulado. Não pode ser beneficiar os que emprestam, sem qualquer critério, pois assim o dinheiro é todo especulativo, e na hora de aperto lá temos que ser nós a pagar a factura.

LT

16/10/08

Afinal quem é o Burro ????

Declaração de Interesses: Não gostava do Scolari, ele era um homem carismático sem dúvida, que consegui reunir todos em volta da selecção, mas tacticamente era muito fraquinho, primário até.
No entanto o que Scolari tinha Queiroz não tem, e vice-versa. Por esse motivo nunca gostei muito da opção Queiroz para a Selecção.
Lembra-me uma conversa na piscina do Jamir com ele e o Né, em que eu defendia o Hiddink para seleccionador, e o jamir minutos antes de fazer um belo dum bolo disse com voz embargada “O Queiroz é uma merda” e nós 2 acenamos em concordância. Preferia o Hiddink por vários motivos, é um bom treinador, bom tacticamente e com carisma, e sendo estrangeiro tinha mais margem de manobra.
O grande problema são os que aplaudiram efusivamente o retorno de Queiroz á selecção, e agora deitam-no abaixo e já mostram lenços brancos.
Contra a Dinamarca fizemos um jogo fantástico, futebol como há muito não via na equipa das quinas, perdermos, por azar, e porque o Quim Ricardou. Contra a Suécia jogamos a medo, não quisemos ganhar, e aí o treinador tem responsabilidades. Mas tanto contra a Suécia como com a Albânia o grande problema este no meio campo, Portugal não criava jogo, Deco é mesmo imprescindível. Depois Ronaldo está a jogar mal, Quaresma entra tarde e é logo assobiado pelos adeptos, e enxovalhado pelos comentadores ignorantes da TVI.
Uma situação demonstrativa da má fé da imprensa e companhia é um lance em que Manuel Fernandes leva a bola através do meio campo defensivo da Albânia. Estão 9 jogadores á frente dele, 9, e um iluminado da TVI diz “tanto espaço para jogar”. Eles estão com o autocarro á porta e há muito espaço para jogar? Que porcaria que é ver futebol na TVI.
Não fizemos um bom jogo, mas também não tivemos sorte, e falta Deco, falta a explosão de Ronaldo. Só acho mal estarem já a pedir a cabeça do Seleccionador, eu cá acho que ele pura e simplesmente nem devia ter sido contratado, mas agora é apoiar, porque ainda não acabou a qualificação.


LT

PS: Se o Nuno Laidinha Gomes não merece ser titular, eu vou ali cortar os pulsos e já venho, principalmente em jogos com defesas fechadas, em que as suas triangulações são mais-valias, e o Almeida não dá uma para a caixa, os pés dele parecem ferros de engomar.

PSD: Se o Ronaldo não for este ano considerado o melhor do mundo nunca mais é, dificilmente fará uma época igual á transacta, sente muito a pressão e está sem imaginação e explosão.

PPD PSD (á Santana Lopes): Provavelmente o Jamir já não se vai lembrar da célebre frase a meio do Fondue de queijo, mas ele disse, disse.

14/10/08

Demagogia

Acho piada ao facto do Ministério da Educação ou do Ensino Superior (são tantos tachos que 1 gajo confunde-se) querer para com as Praxes Académicas, ou pelo menos obrigar a reduzi-las. Pelo que me disseram pretendem que a praxe na Universidade do Minho para o ano decorra num dia (?).

Já pararam de rir? 1 dia de Praxe? Ahahahah…. O que se faz num dia de Praxe? Num dia de praxe nem sequer dá para mostrar a Universidade aos caloiros, num dia de praxe nem dá para saber os nomes deles, e eles saberem os dos praxantes, pior, num dia de praxe não dá para saberem o nome uns dos outros.

O principal objectivo da praxe é integrar, e após integrar, ensinar, para eles saberem praxar e integrar no futuro. Eu fui praxado, porque quis, sim porque a praxe ao contrário do que tentam transparecer é voluntária, acho que fui um bom caloiro, adorei ser praxado, e desde que posso praxar, praxei todos os anos e também gostei de o fazer. Se a praxe for bem feita e de acordo com os seus princípios e códigos de praxe, não há motivos para temer a praxe. O problema são os exageros, isolados, de alguns anormais que não sabem o que é a praxe, e humilham, magoam ou obrigam os caloiros a fazerem coisas que nada têm a ver com a praxe.

E depois alguns iluminados como o Moita flores, um indivíduo que sabe de tudo, desde economia a croché, passando pela Câmara de Santarém e pelos acutilantes comentários nesse grande programa “Fátima”, vêm inflamar a opinião pública com fantochadas e demagogias para acabar com a praxe.

Dá para ver que eu sou a favor da praxe, mas duma praxe controlada, correcta, instrutiva, divertida, uma como a que me fizeram e eu fiz. Não é por haver maçãs podres que a árvore deve ser derrubada. Mas por causa dessas maçãs podres, os demagogos iluminados como o “Barbas Floriseco” e o “Óculos Fundo de Garrafa Gago” vêm acalmar as vozes que se insurgem contra esta barbárie.

Não vejo essas vozes a levantarem-se quando na televisão pública dá um espectáculo deprimente como uma tourada, na qual um gajo espeta ferros num touro para gáudio da multidão. Um país no Século XXI em que um animal é torturado daquela forma, mas a praxe +é que é noticia.

Claro que os prevaricadores devem ser castigados, claro que a praxe deve ser controlada a reestruturada, mas não há motivos, a não ser o puro populismo para acabar com ela. Eu não vejo o Mariano Gago a aumentar o financiamento das Universidades, nem a controlar a forma como se gasta lá o nosso dinheiro.

Ele quer lá saber se mandam professores embora, se põem professores a dar disciplinas sem ter competências para isso, porque os que tinham foram embora. E foram embora porque eram novos, e as aves raras que não estão a fazer mais nada senão mamar o nosso dinheiro ficam, e lá vão dar um pé de dança, numa coreografia que não sabem. Mariano Gago não quer saber se os estudantes pagam propinas, não para ter melhor ensino, mas para se fazerem campos de golfe, ginásios desnecessários, etc..

Ele quer lá saber disso. Ele quer é acabar com a praxe, ele quer é que o povo, que não faz a mínima ideia do que é a praxe diga “sim senhor, ele acabou com a praxe”

Ai e tal já não há estágios, já não há professores, já não há porra nenhuma, mas também não há praxe, e o Mundo fica um sitio muito melhor.

Estas merdas revoltam-me.

LT