05/10/08

Mudanças..Bolonha ou Pesto?

Nunca fui grande entusiasta de “Massa à Bolonhesa”, sempre preferi o molho “Pesto”, gosto mais do Pesto pois é mais elaborado que a Bolonhesa, que afinal de contas não passa dum simples molho de tomate. O Pesto é mais perfumado, tem mais especiarias, mais ervas aromáticas, é melhor e pronto.
E a comer Bolonhesa prefiro sempre a que é feita por mim, ou pelo menos á minha maneira, pois muita gente não sabe fazer Bolonhesa. Isto não quer dizer que se me derem Bolonha para comer eu insista em não comer, prefiro Pesto, prefiro Bolonhesa á minha maneira, mas não havendo mais nada, que remédio tenho eu senão comer.
Isto não se trata de uma nova rubrica de culinária do Blog, o trecho acima é uma alegoria ao afamado “Processo de Bolonha”, nomeadamente á sua incorporação em Optometria, o meu curso. Vamos por partes, não gosto do Processo de Bolonha em geral, não gosto da imposição do segundo ciclo, que é apenas um pretexto para aumentar as propinas, e tirar as bolsas aos estudantes que já trabalham. Não é este o meu conceito de ensino público.
Outro problema é a maneira como fazem Bolonha em OCV, retiram condimentos importantes como Contactologia II, e deixam ficar a deslavada Análise e as salgadas Fisicas, e por aí diante, eu fazia uma Bolonhesa bem mais jeitosa.
Outro problema são aqueles que ainda não colocaram todos os ingredientes na panela para fazer Pesto, vulgo, o curso antigo, mas já tem todos os condimentos para ter uma Bolonhesa pronta a servir. Parece confuso o que eu disse, mas o problema é que á partida não me deixam fazer Pesto, e mesmo que o faça, fica no Menu (Canudo) como se fosse Bolonhesa (licenciatura de 3 anos). Isto porque o Governo não quer que os jovens “Chefs” façam umas pequenas entradas (Estágio).
Conclusão, tenho Bolonhesa feita, mas fiz Pesto, mas não me deixam fazer entradas, nem sequer me dão já o Menu (não é que o queira). Felizmente ainda há alguns Chefes 5 Estrelas Michelin que tentam fazer as coisas de maneira diferente, estão a tentar que quem colocar todos os condimentos do Pesto possa ter entradas e levar um Menu com Pesto e não Bolonha. Senão lá vou ter que comer Bolonhesa.

PS: Este texto não é uma crítica, não é criticar por criticar de uma forma desmiolada e sem fundamento, não quero de maneira nenhuma beliscar quem trabalha (e bem) para colocar o Curso de Optometria e Ciências da Visão no top dos melhores de Europa, mas que esta Bolonhesa está mal feita está. Espero que consigam fazer o que dizem que estão a tentar, pois será melhor para todos. De qualquer maneira estou a pensar em fazer segundo ciclo e estou.

LT

1 comentário:

Anónimo disse...

Como uma entendida na matéria, tenho-te a dizer que o Pesto de Genova não chega aos calcanhares de nada que venha da grande cidade de Bologna!!! Entendido?? Não voltes a insultar.