14/10/08

Demagogia

Acho piada ao facto do Ministério da Educação ou do Ensino Superior (são tantos tachos que 1 gajo confunde-se) querer para com as Praxes Académicas, ou pelo menos obrigar a reduzi-las. Pelo que me disseram pretendem que a praxe na Universidade do Minho para o ano decorra num dia (?).

Já pararam de rir? 1 dia de Praxe? Ahahahah…. O que se faz num dia de Praxe? Num dia de praxe nem sequer dá para mostrar a Universidade aos caloiros, num dia de praxe nem dá para saber os nomes deles, e eles saberem os dos praxantes, pior, num dia de praxe não dá para saberem o nome uns dos outros.

O principal objectivo da praxe é integrar, e após integrar, ensinar, para eles saberem praxar e integrar no futuro. Eu fui praxado, porque quis, sim porque a praxe ao contrário do que tentam transparecer é voluntária, acho que fui um bom caloiro, adorei ser praxado, e desde que posso praxar, praxei todos os anos e também gostei de o fazer. Se a praxe for bem feita e de acordo com os seus princípios e códigos de praxe, não há motivos para temer a praxe. O problema são os exageros, isolados, de alguns anormais que não sabem o que é a praxe, e humilham, magoam ou obrigam os caloiros a fazerem coisas que nada têm a ver com a praxe.

E depois alguns iluminados como o Moita flores, um indivíduo que sabe de tudo, desde economia a croché, passando pela Câmara de Santarém e pelos acutilantes comentários nesse grande programa “Fátima”, vêm inflamar a opinião pública com fantochadas e demagogias para acabar com a praxe.

Dá para ver que eu sou a favor da praxe, mas duma praxe controlada, correcta, instrutiva, divertida, uma como a que me fizeram e eu fiz. Não é por haver maçãs podres que a árvore deve ser derrubada. Mas por causa dessas maçãs podres, os demagogos iluminados como o “Barbas Floriseco” e o “Óculos Fundo de Garrafa Gago” vêm acalmar as vozes que se insurgem contra esta barbárie.

Não vejo essas vozes a levantarem-se quando na televisão pública dá um espectáculo deprimente como uma tourada, na qual um gajo espeta ferros num touro para gáudio da multidão. Um país no Século XXI em que um animal é torturado daquela forma, mas a praxe +é que é noticia.

Claro que os prevaricadores devem ser castigados, claro que a praxe deve ser controlada a reestruturada, mas não há motivos, a não ser o puro populismo para acabar com ela. Eu não vejo o Mariano Gago a aumentar o financiamento das Universidades, nem a controlar a forma como se gasta lá o nosso dinheiro.

Ele quer lá saber se mandam professores embora, se põem professores a dar disciplinas sem ter competências para isso, porque os que tinham foram embora. E foram embora porque eram novos, e as aves raras que não estão a fazer mais nada senão mamar o nosso dinheiro ficam, e lá vão dar um pé de dança, numa coreografia que não sabem. Mariano Gago não quer saber se os estudantes pagam propinas, não para ter melhor ensino, mas para se fazerem campos de golfe, ginásios desnecessários, etc..

Ele quer lá saber disso. Ele quer é acabar com a praxe, ele quer é que o povo, que não faz a mínima ideia do que é a praxe diga “sim senhor, ele acabou com a praxe”

Ai e tal já não há estágios, já não há professores, já não há porra nenhuma, mas também não há praxe, e o Mundo fica um sitio muito melhor.

Estas merdas revoltam-me.

LT

4 comentários:

Anónimo disse...

1DIA!!!!!!!! sao tds uns cabrones de mierda ahhhh

Anónimo disse...

fui eu k deixem o comentarioria

Anónimo disse...

Este país é incrível! Portugal sempre foi um país de tradições, tradições essas que se não for o povo a manter o governo extermina ou “oferece” como fez com as colónias. Como sabes, eu sou a favor da tourada, mas respeito a tua opinião (e de muitos outros), e porque? Porque acho necessário manter-mos algo que é nosso, que nos caracteriza, que faz parte da nossa cultura… a praxe é isso mesmo, mais nenhum país a faz como nós (e eu sei do que falo ah), mais ninguém a encara como nós!
Somos uma merda de um país de vendidos, cada vez mais sem orgulho da pátria e cada vez mais desgostosos com o que vemos em redor. Eu tento abrir um negócio meu, o estado fode-me e obriga-me a pagar impostos até pela merda de uma folha que a podia escrever eu, o meu vizinho é um bêbado do caralho e o estado todos os meses paga-lhe 426 euros…
Vamos continuar assim, gastem dinheiro, esforço e palavras a tentar findar com as praxes e não se preocupem com o resto pode ser que assim os jovens deste país se ponham todos nas putas e depois eu quero ver quem trabalha para isto andar para a frente…

O Sócrates é que não vai ser….

Anónimo disse...

è verdade minhas amigas, um dia.
Gostei muito do teu texto matrakilho,e concordo, não keres ser colaboradora convidada aki do estaminé? escreves muito melhor k muitos parolos k para aki escrevem.lol..

LT