22/10/08

Maldita Crise..

Eu não percebo nada de Economia, é um facto, percebo tanto de finanças como de tricot. Tenho uma visão conservadora das coisas, e a minha máxima é “não há dinheiro, não há vícios”. É assim que faço a gestão das minhas finanças, mas tenho a noção que para haver crescimento, tem que haver investimento. Mas ainda assim, acho que se deve primeiro consolidar as finanças e só depois investir, para o risco não ser tão grande.

Este pequeno trecho serve para vos explicar o quão rudimentar é o meu conhecimento económico de alta finança. É como a nossa Economista de serviço está neste momento lesionada, vou dar a minha opinião, sem estar fundamentada claro, e sem ter obviamente conhecimentos mínimos para isso sobre a crise económica mundial. Basicamente vou fazer de Moita Flores, mas eu aviso desde já a minha ignorância, e que é apenas uma opinião, ao contrário do magnânimo sabe tudo barbudo.

Ora basicamente o que se passou foi, na altura da fartura, tudo pedia dinheiro emprestado, o particular á banca, as empresas á banca, a banca entre si, o estado endividava-se, etc, etc… A fogueira estava a arder cm toda a força e deitavam para lá lenha a toda a força. Até que por circunstâncias diversas, a banca começa a perder liquidez, o estado está na bancarrota, as empresas abrem falências, os particulares não recebem, logo não pagam os empréstimos á banca. A banca assim não consegue nem pagar os seus negócios, nem emprestar mais € aos particulares, empresas, banca, etc.. E pumba, bancarrota.

Isto passou-se muito em culpa por causa das especulações ao nível da bolsa e dos mercados financeiros, conclusão, as acções caem a pique, as bolsas perdem rios de dinheiro, as empresas e os particulares, por aí fora..

O que fazem os Governos?

Nos EUA, o plano Paulson deu 700 mil milhões de dólares para revitalizar Wall Street. Na Europa onde há incêndios do género, os governos apagam os fogos com a mesma receita. Mas na prática o que se verifica é os contribuintes a pagar pela especulação da banca e da alta finança, são as pessoas comuns, que com os seus impostos estão a salvar aqueles que caso um desgraçado se atrase a pagar a prestação da casa, vai logo buscar-lhe o seu tecto.

Onde estão os milhões e milhões e milhões de lucros anuais? Onde foram buscar o dinheiro para pagarem indemnizações aos administradores despedidos e aos que ficam? E depois passam-se situações como na AIG em que depois do Bush ter injectado lá milhões, os senhores administradores vão para hotéis de luxo com spas, comida e bebido do melhor que há, etc, tudo á conta dos contribuintes.

Não se iludam, o sistema capitalista é o melhor para se gerar riqueza, mas tem que ser controlado e regulado. Não pode ser beneficiar os que emprestam, sem qualquer critério, pois assim o dinheiro é todo especulativo, e na hora de aperto lá temos que ser nós a pagar a factura.

LT

1 comentário:

Anónimo disse...

pareces um especialista d politica caralha!!!!1