18/12/07

Fifa World Player

E os prémios FIFA lá conseguiram surpreender, não pelo vencedor, porque esse à muito que se conhecia mas pela "troca" protagonizada por Ronaldo e Messi, o próprio Blatter só percebeu à segunda que Cristiano tinha ficado na terceira.

Justo ou injusto?

O prémio de vencedor é claramente justo, não pela explicação do Pelé que afirma que Kaka é um jogador completo, porque neste aspecto acho que Ronaldo até leva a melhor, é mais forte fisicamente, melhor no jogo de cabeça, marca mais, dá mais a marcar, marca livres....mas sim porque, e ao contrário de Ronaldo (e esta para mim é a grande falha do Português), o Kaka está nos grandes momentos, é decisivo quanto tem de o ser. Todos se lembram de quem decidiu a meia-final da Champions?

Ronaldo foi talvez o mais regular de todos, e isso valeu-lhe o título de campeão inglês (onde realmente o que mais interessa é a regularidade), mas Kaka foi o mais decisivo dos 3, Agora o que deveria contar mais? Isso já é outra coisa. Mas, claro que os grandes momento são os mais visto, e por isso são também os mais lembrados, mas.

Agora tendo em conta todos estes factores não se percebe como Ronaldo fica atrás de Messi, que não ganhou absolutamente nada esta época, e por isso não foi decisivo em nada. Será que ficou à frente por pura e simplesmente ser melhor que Ronaldo? Não sei talvez....mas aqui sim, fica a duvida, será que a melhor imitação de sempre do Maradona é realmente melhor que o menino bonito de Sir Alex Fergunson?

Bom ou Mau?
Pela força mental que o Cristiano já demonstrou ter, não vejo que esta "derrota" poderá influencia-lo de forma negativa, antes pelo contrário, a sua ambição de querer ser o melhor, vai possivelmente leva-lo para outros patamares, onde tem a consciência que ganhar competições importantes dar-lhe-á títulos pessoais importantes, e quem tem a ganhar com isto é claro o United, mas também a Selecção das Quinas, pois muito possivelmente um vencedor do Euro será também o vencedor do Fifa World Player 2008.

NS

1 comentário:

Vimaranes disse...

Messi é "geneticamente" melhor. Mas não o foi na época que esteve em discussão neste prémio e por isso é de uma injustiça atroz o 3º de Ronaldo. Pena foram também "as trombas" de Ronaldo. Não havia necessidade. Há que haver humildade na hora de ganhar ou não ganhar. Nisso Kaká, também é o melhor do Mundo.