05/03/09

O problema da Optometria são os Optometristas..

Ou pelo menos alguns deles. É verdade, actualmente, o maior problema da Optometria em Portugal são os “Optometristas”. De salientar que coloquei entre aspas o cerne do problema, sim porque esses Optometristas que nos dão problemas não são verdadeiros Optometristas, apenas se fazem passar por isso. São meros refraccionistas que metem umas lentes á frente e tal com o intuito de vender uns óculos. Esses senhores e senhoras é que estão a denegrir a imagem dos verdadeiros profissionais de Optometria que realizam exames completos, que se interessam pela saúde visual dos pacientes. A esses eu pergunto, se é para fazer isso para que é que andaram 5 anos na Universidade? Pra tirar lentes e meter eu ensino-os em 2 meses, gastam muito menos dinheiro e ficam a saber o mesmo que fazem.
Sim os Oftalmologistas não gostam de nós, mas nós podíamos viver com isso, se todos trabalhassem com ética e profissionalismo, se todos soubessem fazer exames de visão binocular e interpreta-los, fazer exames acomodativos e ver que algo não esta bem, ver o fundo do olho etc.. Mas enquanto houver “Optometristas” que miopias superiores a 4 mandarem para o Oftalmologista, não fazer exames a um puto de 12 anos porque com o cicloplégico é que fica em condições, não saberem que é um retinoscópio, olharem pra valores de ARN e ARP e abanarem a cabeça feitos burros, então caros amigos, a Optometria e o Optometrista será sempre olhado com desconfiança.
Não quer dizer que os pacientes saibam que aqueles exames sejam importantes, mas não os fazendo o risco de errar é muito maior, e aí cria-se problemas.
Uma dessas figuras, é uma pessoa muito conhecida, não vou dizer o nome porque não quero levar com um processo, mas é um gajo que não tem nenhuma disciplina das Optometrias feita, nem as práticas, mas actualmente exerce, e tem a lata de ter receitas em nome dele com o titulo de Dr.
Esse cromo já era muito conhecido quando eu entrei na Universidade, e continua sem ter mínima vontade ou vocação para terminar o curso. Mas está á frente de um consultório, e é o tal que manda miúdos de 12 anos para oftalmologista. Não lhe consegue controlar a acomodação, pudera, usando AR e colocando a armação de provas á frente e meter umas lentes e tal não o consegue por a ver, claro que é difícil, porque no AR (instrumento muito preciso em jovens) deu um astigmatismo superior a 2 D.
Mas e que o rapaz tivesse o tal astigmatimo?
Quando me contaram esta situação lembrei-me de 2 coisas, a primeira já a disse, que o maior problema da Optometria são os Optometristas, e a segunda foram as palavras de um Professor meu numa aula prática em que eu me queixava da armação de prova e ele defendia a sua utilização em determinados caso. Dizia ele que nem todos os pacientes são jovens dos 20 aos 50 anos, e que havia quem só gostasse de comer carne, mas ás vezes também temos que rilhar alguns ossos. A figura de estilo dele é perfeita, há “Optometristas” que só gostam de xixa, crianças oftalmologista, velhos oftalmologista, miopias superiores a 4 oftalmologista, pois ossos não é com eles, eles só querem xixinha, jovens com hipermetropias de +1,00 e astigamtismos de meia dioptria.
Esses são os Optometristas que estão a deitar abaixo a Optometria, são eles o nosso maior problema, eles e o que se acham muito mais espertos e que não ligam a PIO alta, a hemorragias no fundo do olho etc..
É com pesar que escrevi este texto, mas espero que seja útil para todos os Optometristas, dos meus colegas que terminaram agora o estágio não espero nada menos que isto, pelo menos os que conheço melhor, os outros não sei, espero que também assim seja.


LT

11 comentários:

Deixa tar que eu faço disse...

Luis,...

nada esquece

NS

Anónimo disse...

belo comentario..fico feliz sempre que estimulo a discusão..

LT

Anónimo disse...

BEM DITO!

Anónimo disse...

Luis,

Isso é que é "falar", é exactamente isso que se passa. Gostei muito deste texto.

PP

Anónimo disse...

Niltontum de ti espero que agora que estas a estagiar e a trabalhar não faças por menos e demonstres que há "optometristas" e Optometristas.
PP é isso que se passa, mas é obrigação dos que gostam do que fazem e trabalham bem denunciar as situações, porque é necessário separar o trigo do joio. Como sabe eu ainda não acabei o curso(maldita análise) mas isso não me impede de trabalhar com ética e profissionalismo, e quando tiver a licenciatura vou-me inscrever na APLO e uma das coisas que acho que a APLO devia exigir era exame de aptidões mínimas e formações mínimas obrigatórias, porque isto de ter só a licenciatura e morrer no consultório a fazer refracção, para isso não vale a pena estudar tanto nem fazer parte da APLO. Espero contar consigo para esse tipo de medidas.
Abraço aos 2 e obrigado pelos comentários.

LT

Anónimo disse...

O QUE MAIS ME REVOLTA È MSM ESSE TIPO DE SITUAÇOES E PARA VARIOS OPTOMETRISTAS CONCORDAM COM TAL SITUAÇAO. è VERGONHOSO.
Mas por mim nao durara por mt tempo esse tipo de casos

Anónimo disse...

cada dia que passa sinto a necessidade de mudar este conceito que se abrangiu sobre os optometristas, e lutar, lutar para que tal mude. Mas ao mesmo tempo sao tantas as coisas que nos impedem de tal ou melhor que nos derrubam por colegas nossos cm è o deste caso, QUE TODA A GENTE CONHECE. Sao estes tipos que me tiram do serio, gostam de ser tratados por doutores sujando a nossa profissao e nem sabem o que è mesmo optometria. è logico que numa optica em geral nao vamos desempenhar td que os nossos professores nos ensinaram, mas a base de um bom profissional sim, e sempre foi isso que nos transmitiram. PRECISAMOS DE MUDAR ..........

Anónimo disse...

seu comentário é um desserviço a Optometria. O que você comentou é uma boa arma para os oftalmos nos criticarem. Muito CUIDADO na hora de comentar sobre uma profissão pois não é só sua. E pelo jeito você deve sofrer de alguma carência optométrica.

Anónimo disse...

EM TUDO É PRECISO ALGUMA COERENCIA...TODOS NOS SABEMOS QUE EM TODAS PROFISSÕES HEXISTE UNS COM MAIS E OUTROS MENOS CAPACIDADES PROFISSIONAIS...E NAO É POR ISSO QUE LEMOS COMENTARIOS NEGATIVOS DE PROFISSIONAIS DE OUTRAS PROFISSÕES SOBRE SEUS COLEGAS... SE ALGUEM QUER SE MOSTRA QUE SABE UMAS COISAS DA SUA PROFISSÃO..ENTAO FALE SÓ DE SI, E NAO TENTE ABATER COLEGAS DE SUA PROFISSÃO...

Anónimo disse...

A OPTOMETRIA TEM SIDO UM DOS PILARES FUNDAMENTAIS NA EVOLUÇAO DA OPTICA OCULAR.TODOS OS OPTOMETRISTAS TEEM CONTRIBUIDO PARA TAL EVOLUÇAO, UNS COM MAIS OU MENOS RECURSOS CONFORME SEUS CONHECIMENTOS TECNICOS E EXPERIENCIAS.A CLASSE OPTOMÉTRICA TEM QUE SER CADA VEZ MAIS UNIDA SE QUER CONSEGUIR SEUS OBJECTIVOS E NAO OCUPAR SEU TEMPO A DENEGRIR SEUS COLEGAS COM MENOS RECUSRSOS... MAS SIM PROCURAR NAS DIVERSAS FORMAS MELHORAR OS CONECIMENTOS DE QUEM PRECISA, ATRAVES DE COLOQUIOS,CONGRESSOS ETC.UM BEM HAJA AOS OPTOMETRISTAS DE PORTUGAL.

Anónimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel