20/03/09

VI CIOCV

Nos dias 9 e 10 de Maio decorre na Universidade do Minho o VI Congresso Internacional de Optometria, o maior e mais conceituado evento optométrico realizado em Portugal. Este ano como tem vindo a ser habitual haverá palestras de inúmeras figuras do panorama internacional da Optometria Clínica e de investigação, e também palestrantes portugueses de renome e reconhecidos méritos.


De salientar uma inovação relativamente aos anos anteriores, de modo a incrementar a componente clínica do congresso foi criado um fórum de discussão de casos clínicos na tarde do primeiro dia do congresso, no qual os profissionais podem submeter casos clínicos para discussão nesse mesmo fórum. Sinceramente adorei a ideia.

É notório na minha opinião uma certa tendência da comissão organizadora para tentar, e bem, fazer política com o congresso, pois o primeiro dia do congresso é praticamente dedicado á Atenção Visual Primaria por parte dos Optometristas Espanhóis, Britânicos e Americanos. Deste modo demonstra-se que é possível também em Portugal um Optometrista ser responsável pela Atenção Visual Primaria, sendo necessário algumas mudanças a nível legislativo e também de consciência da população e dos profissionais da área.

Outra temática bastante interessante é a Prescrição de Compensação Óptica: Opções, Motivos de Insucesso e Soluções Optométricas e a Patologia Ocular, duas áreas que são um pouco deixadas para segundo plano pelos estudantes e futuros Optometristas, e que é necessária formação específica.

Não esquecer claro as sessões práticas, as quais para mim as mais interessantes seriam as de ortoqueratologia nocturna e as de Baixa Visão, também estas duas temáticas pouco abordadas a nível académico.

Na minha opinião, que vale o que vale, foram muito bem escolhidos os temas deste congresso, será certamente muito útil tanto para estudantes como profissionais.

Quem quiser ficar a saber mais é só visitar o site do congresso, o qual este ano está francamente melhorado em relação aos anos anteriores, lá podem inscrever-se, e encontrar todos os detalhes relativos á edição deste ano do certame, como horários das sessões práticas, preços, localização e modo de chegar às palestras etc.

Eu já me inscrevi, de que está á espera?

Ah!! Não é nem aluno nem profissional da área?

Pois, onde é que eu ando com a cabeça.

LT

Sem comentários: