24/09/09

Leituras recomendadas antes de votar nestes tipos

"...Louçã é um populista demagogo que construiu uma imagem à custa de ideias vagas e igualdade, defesa dos serviços públicos e ódio aos ricos. Ele é o primeiro a personalizar a política e a basear os seus ataques nas opções pessoais. Veja-se o ataque a Portas por causa do “sorriso de uma criança” ou os ataques personalizados a Américo Amorim que criam um ambiente de perseguição contra uma pessoa em concreto. Louçã é também conhecido por defender soluções radicais com argumentos moralistas, sem olhar a nuances que uma sociedade complexa sempre tem.

Quando Francisco Louçã defende o fim dos PPR (na prática é isso que ele defende porque os PPR só fazem sentido com benefícios fiscais) ele não faz qualquer enquadramento social que lhe permita evitar injustiças em casos particulares. Nem aborda o problema da carga fiscal excessiva (que os benefícios fiscais compensam) nem o problema nem o problema da insustentabilidade da Segurança Social (que os PPRs substituem). Ora, quando Francisco Louçã, o Homem, compra PPRs ele deve estar a fazê-lo para contornar restrições que o afectam não só a ele como a grande parte da população como ele. São estas restrições (insustentabilidade da Segurança Social, carga fiscal excessiva), comuns à generalidade das pessoas, que o projecto político de Louçã não considera relevantes mas que Louçã considera relevantes para si próprio. Louçã, enquanto demagogo, em vez de encontrar primeiro uma solução para essas restrições faz uma proposta irrealista que não resolve nada e apenas agravaria os problemas de milhões de pessoas.

Embora eu admita que um socialista possa ter PPRs mantendo-se coerente, um demagogo como Louçã terá muita dificuldade em explicar ao seu público alvo porque é que aquilo que é bom para ele nas actuais circunstâncias não é bom para o povo que se encontra nas mesmas circunstâncias."

João Miranda no Blasfémias

E há quem ache que Louçã é uma boa opção para Governo, yep, eu quero mesmo um gajo que nacionalize tudo a torto e a direito, que enxovalhe um desgraçado só porque é rico, que tenha a mania da superioridade moral. Para mim não. Mas voçês é que sabem.

LT

Sem comentários: