30/01/08

Entrevista ao Relvado.com

Na sequência deste post fui convidado pela Susana Valente para dar uma entrevista ao relvado.com.

A ideia era obter uma visão dos incidentes ocorridos no jogo Vitória-Benfica quer por um adepto benfiquista (eu) quer por um adepto vitoriano (o vimaranes Carlos Ribeiro). O resultado foi este.

Naturalmente a entrevista não foi transcrita na totalidade, daí aproveito para deixar aqui as minhas respostas completas.

As perguntas foram:
  • A sua perspectiva de espectador no local onde se verificaram os incidentes (o arremesso de petardos e de cadeiras) - que relato faz do sucedido?
  • Sentiu-se em risco? Teve receio de ser atingido?
  • A quem imputa culpas pelo ocorrido? Os adeptos envolvidos são obviamente responsáveis, mas poderemos também culpabilizar os clubes, os dirigentes do nosso futebol e os órgãos disciplinares?
As respostas foram:

Primeiramente gostaria de felicitar a massa adepta do Vitória pela fantástica atmosfera que mais uma vez conseguiram criar, como escrevi no Blog "Parecia Inglaterra mas era Portugal."

Quanto aos incidentes ocorridos, acho-os extremamente lamentáveis e vergonhosos. O arremesso de "very-lights" e cadeiras (não me apercebi de qualquer arremesso de petardos) por parte das claques do Benfica demonstram mais uma vez que estes grupos organizados de adeptos devem ser escoltados pela polícia não para o interior dos estádios mas sim para o interior das cadeia. E não me estou a referir só às claques do clube da luz mas a quase todas as claques, onde o registo criminal por individuo é com toda a certeza altíssimo (peço desculpa às excepções que serão de certeza poucas). Já morreu um adepto do Sporting devido ao arremesso de um "very light", um jogador do Guimarães já foi hospitalizado devido ao arremesso de um petardo, que também retirou temporariamente a audição ao preparador físico do mesmo clube, petardos já foram arremessados (no estádio da luz) de uma bancada superior para a inferior, que mais é que estes criminosos precisam de fazer para serem expulsos dos estádios?

Eu encontrava-me na bancada central poente e por isso longe da zona dos adeptos visitantes, por esta razão não me senti em risco nem com receio de ser atingido, apenas a distancia do local dos incidentes permitiu que tal acontecesse.


Os grande culpados serão, na minha opinião, sempre os responsáveis por tais actos, não podemos continuar a desculpar actos de vandalismo com falta de condições no estádio, falta de policiamento, descuido ou má organização dos clubes. Claro que penso que os clubes, as forças de segurança e os dirigentes responsáveis pelo nosso futebol devem-se organizar e conversar o máximo de modo a evitar que incidentes aconteçam, mas a culpa é exclusivamente dos responsáveis pelo incidente, estes sim devem ser punidos, cada um deve ser responsável pelos seus actos. Não é por não me revistarem à entrada ou porque tenho os adeptos rivais na bancada inferior à minha, ou porque o estádio não tem condições, que eu vou arremessar um petardo uma cadeira um "very-light" ou outra coisa qualquer, pondo em risco a segurança e vida de outros. Estas atitudes serão sempre condenáveis e indesculpáveis

NS

Sem comentários: