29/01/08

Lei do Tabaco

Caros leitores, vou falar da lei anti tabaco, e analisando muito friamente, sou a favor..
E pronto está feita a minha análise..lol
Agora a sério, é certo que a lei é um pouco penalizante para os comerciantes e restaurantes e tal, e que eles alegam que sendo o estabelecimento propriedade sua deviam ter o direito de serem fumadores ou não fumadores, e tem esse direito é um facto, e é um facto que a lei lhes permite escolher, desde que cumpram as regras e mantenham o ambiente livre de fumo. Ou seja, pode-se fumar, mas com o sistema de evacuação de ar que faça a tal pressão negativa de modo a ter ambiente limpo, e porquê? Lá está, porque os funcionários que trabalham lá não são obrigados a levar com o fumo dos outros, e não só, tipo eu se gosto da comida de um restaurante é lixado para mim deixar de lá ir só porque aquilo parece um fumeiro de Montalegre. Pronto tá respondida a dúvida dos proprietários.
Outra reivindicação, é dos próprios fumadores, ai e tal porque fazem da vida deles o o que quiser, e a lei é discriminatória para eles. Tá certo que fumar não é crime, quem quiser pode fumar e se querem aumentar a probabilidade de terem ataques cardíacos, esperança media de vida reduzida em 10 anos entre outras coisas, isso é problema seu e cada um faz o que quer com a sua vida.
Mas a liberdade de cada um na sua vida acaba quando essa liberdade vais contra a liberdade dos outros, e a liberdade deles querem fumar num espaço fechado vai contra a minha liberdade e vontade de não levar com o fumo deles, e sabendo que o fumo passivo é tão prejudicial como o activo está simples de ver que a lei é justa.
Então a conclusão é simples, fumar, ok, cada um faz o que quiser, mas que não estrague a vida dos outros, logo se querem restaurantes onde se pode fumar, os donos metem o sistema de extracção de fumo e está tudo feliz, ou então vão fumar lá para fora.
Esta lei era necessária e espero que seja aplicada, mas por todos, e que as discotecas e casinos também a apliquem, não é só os pobres.
Tenho dito.
LT

Sem comentários: