22/01/08

Prós e Contras - Cigarros Apagados

Afirmar que o Estado pretende com a nova lei do tabaco "apenas" reduzir os enormes prejuízos no Sistema Nacional de Saúde (SNS) derivados do acto de fumar e não defender a saúde pública é o argumento utilizado pelos fumadores do mais estúpido que já ouvi. Boa Fátima Bonifácio. Pergunto eu…onde está o argumento contra a nova lei?
E a Professora Universitária (porque será que não me espanta) Bonifácio questiona os malefícios do fumo passivo, e chega a afirmar que a sua avó que tem 90 e tal anos sempre viveu num ambiente de fumo e está de boa saúde. Ridículo. Mais, pergunta se vão persegui as pessoas que comem tripas à moda do porto, bebem café e possuem outros hábitos alimentares menos saudáveis. É pá se essas pessoas me enfiar pela goela abaixo as tripas ou o café acho muito que sejam perseguidas.

Sá Fernandes não conhece o conceito de pressão negativa. Eu explico, na zona de fumadores existe um sistema de extracção de ar (provocando a tal pressão negativa), o que faz com que toda a circulação do ar do recinto se desloque no sentido dessa mesma zona, deste modo o fumo é forçado a ir para o sistema de extracção impedindo a sua passagem para a zona de não fumadores. Fácil.

Único argumento discutível dos "pró fumo" – Direito de propriedade. Cada proprietário teria o direito de escolher se no seu estabelecimento é permitido ou proibido fumar.
Problemas deste argumento. Os empregados destes estabelecimentos teriam que aceitar trabalhar nessas condições. A lei actual já permite que cada proprietário escolha, claro que com as condições de ar necessárias, mas permite. Por ultimo, antes desta lei os proprietários também já podiam escolher, e o resultado era que em praticamente todos os estabelecimentos existia fumo por tudo o que é lado.

Os Prós saíram claramente por cima neste debate.

NS

4 comentários:

Vimaranes disse...

Sempre deu para rir. A Bonifácio tem um jeito especial para as piadas.

Anónimo disse...

a gaja e um penedo..
LT

Anónimo disse...

e depois ainda disse que se esta lei vêm para proteger as crianças do fumo, que as crianças é que não deveriam estar em restaurantes que incomodam os adultos ...!

Anónimo disse...

vc eh RETARDADO!! NAO EXISTE PRESSAO NEGATIVA!! volta pra quinta serie