12/04/08

O Massacre de Victoria Lindsay

O famoso (os agressores puseram o video no youtube) espancamento da cheerleader Victoria Lindsay, foi comentado de forma perfeita no Bitaides.
A seguir transcrevo algumas passagens:

"O massacre foi organizado por turnos: ora espancas tu, ora espanco eu. A rapariga acabou por desmaiar quando bateu com a cabeça na parede devido aos murros e empurrões que levou, mas recuperou os sentidos e as agressões recomeçaram, sem dó nem piedade.
Finalmente, meteram-na num carro. Ao abandoná-la numa intersecção da estrada a poucos quilómetros dali, prometeram-lhe «mais um enxerto de porrada» caso contasse o que se passou à polícia.

O xerife encarregue do caso, Grady Judd, apareceu aos jornalistas da NBC com uma expressão perturbada e afirmou que «aquilo» tinha sido «um ataque animalesco»

Percebe-se a intenção de classificar o acto como «animalesco», mas o espancamento é um acto profundamente humano: numa luta entre rivais da mesma espécie, nenhum animal mantém a agressão se o adversário se der por vencido. Um lobo chega a oferecer ao adversário o seu ponto mais vulnerável – a garganta – para transmitir a «mensagem» de que perdeu a luta, paradoxalmente impedindo o vencedor de prosseguir os seus ataques. A adolescente nunca tentou sequer defender-se: se as raparigas se portassem como animais, como afirmou o xerife Grady Judd, teriam cessado imediatamente as agressões.

Poder-se-ão escrever tratados psicológicos e sociais sobre o que está a acontecer aos jovens. Poder-se-ão culpar pais, professores, autoridades, a Tecnologia, o Diabo, o que se quiser, mas dificilmente se poderá explicar esta violência sem ter em conta que tudo é possível de ser transformado em entretenimento, logo, não necessariamente sujeito às considerações morais do nosso dia-a-dia.

Este caso obviamente foi um acto criminoso. O problema é que essas considerações não fazem sentido quando as cabeças dos putos estão dominadas apenas pela necessidade de entretenimento e sem nenhum sentido de responsabilidade. Sabem o que uma das agressoras perguntou aos polícias que a deteram? O seguinte: «Então isso quer dizer que amanhã vou ter de faltar ao treino das cheerleaders?»"

Tesxo completo aqui.

Nuno Silva

Sem comentários: