24/04/08

Tou-te a ouvir sem som...

Certo dia dizeram-me: ”não sei como consegues assentar neste carro”, isto a propósito do freezer, particularmente da sua limpeza interior, ou falta dela, ao que eu respondo: ”não me assento”. Sendo essa pessoa um pouco limitada gramaticalmente, não valia a pena dizer-lhe que não é “assentar “ que se diz, mas sim “sentar”, pois eu sento-me no banco do carro e se quiser assentar não vai ser no Magnífico Freezer.
Não entendo o Português destas pessoas, ou será que nem é português? Pá às vezes mais parece Aramaico, Copta ou Hebraico, assentar? Existem vários sinónimos para assentar, estabelecer, determinar, convencionar, estipular, decidir, por aí fora, mas nenhum deles me parece coerente na mesma frase com um banco de carro. Deixa cá ver, “aí não sei como consegues convencionar neste carro”, lá está, não consigo, “ai e decidir” aí já consigo um bocadinho, decidir de ultrapasso o palhaço que vai a 40 á minha frente… É que não faz sentido nenhum, sinceramente, sentar, sim sei, um gajo chega e senta-se, simples, mas assentar, tipo um gajo chega e senta-se mas com mais força? Senta-se duma maneira que faça muito barulho? Á bruta? Uma pessoa que se assenta deve ser a mesma que Amanda, “olha agarra aí que te vou amandar isto” Não entendo, a sério.
É isso e aqueles que em vez de dizerem treze dizem treuze, treuze? Treuze? Não conheço, esse número não aprendí na escola, ou se calhar faltei nesse dia. Por incrível que pareça tive uma professora de Matemática do sétimo ano que dizia treuze…Por isso é que o ensino está como está, principalmente a Matemática, se nem os professores sabem os números direitos, imaginam números maiores de cem, deve ser um filme. Onde fica esse numero? É que a seguir ao doze vem o treze, mas onde fica o treuze? Antes ou depois do dezazeuse? Treuze, mas quem caralho se lembra de dizer treuze em vez de treze? Aí dia treuze de Junho faço anos” mas que dia é esse? Só se for do calendário Chinês, com aquelas merdas do ano do rato e porco, ou do calendário dos ortodoxos, se calhar é, então quem diz que faz anos dia “treuze” é Chinoca ou ortodoxo?
Também nunca escrevi com um lápes, não deve ser fácil, quem escreve com lápes, também deve atacar os atacadores e destrocam dinheiro, fantástico, dão uma coça aos atacadores dos sapatos e destrocam dinheiro.
Outra, “aquardito”, de inicio não percebia o que era, fazia-me lembrar vinho, primeiro por causa de quartilho, e segundo porque só um bêbado fala assim. Porra, é acredito que se diz, acredito, será assim tão difícil? Aquardito…pfff … “Aí eu aquardito que o Carlos cruz é inocente”, pois só se aquarditares, porque se acreditasses já não me parece que fosse assim.
A famosa celada, “ai estou de dieta vou comer celada”, o Jamir gosta muito e come, mas eu não estou a ver bem o que será, podem dizer, “é pá estás a armar o cão, celada, salada, vai dar tudo ao mesmo, é a mesma coisa” não é a mesma coisa não senhor, a mesma coisa é a voz da Júlia Pinheiro e um porco a grunhir depois de levar com um barrote nos tomates, isso é que é a mesma coisa.
Deus me livre. Aprendam a falar, Não custa muito, eu sei que não sou propriamente um profissional da língua portuguesa, mas pelo menos não digo “Aquardito, treuze, assentar, celada, lápes”..
E nem vou falar das grandes calinadas que o Jamir às vezes nos brinda, pequenas pérolas que só ele sabe o significado, não vá as vezes o caralho ele não gostar e chamar a ASAE e ter que ir tudo apreendido por estar impróprio para leitura…


LT

Sem comentários: