05/05/08

Deixa tar que eu comento


Foi preciso esperar pela penúltima jornada para ver o campeão perder em casa e logo de uma forma tão clara. E em boa altura, é que permitiu àquela que foi classificada como “a melhor equipa dos últimos 10 anos” estar com mais um ponto do que o Porto. Isto, seguindo a teoria de Chalana, que tinha afirmado que o campeonato começava na jornada passada.

Na luta pelo acesso directo à Champions é que as coisas parecem mais resolvidas. O triunfo do Sporting diante do Paços, afundou os da capital do móvel e deixou a equipa a um pequeno passo de garantir o 2º lugar. O Vitória ao apenas somar um ponto nos dois últimos jogos caiu com naturalidade mas ainda assim parece determinado a segurar o derradeiro lugar do pódio que até dá direito a jogar uma pré-eliminatória da liga dos milhões.

Por fim o Benfica. O Estrela até alinhou com o guarda-redes suplente mas os encarnados continuam a desiludir. Para subirem ao 2º precisam de um milagre e mesmo o terceiro obriga a ver o Vitória não ganhar em casa à equipa que os empatou.

Destaque também para Setúbal e Marítimo. Os do Sado cumpriram uma época fantástica e asseguraram um lugar nas competições europeias. Grande trabalho de Carvalhal. Já o Marítimo agradeceu o erro de secretaria do Belenenses e a péssima época do Braga e também está de regresso ao “mapa europeu”.

Por falar em Braga, os arsenalistas tiveram uma temporada para esquecer. Apostaram alto, muito alto para chegar à Champions e nem nos lugares da UEFA acabam e logo num ano em que até o 6º lugar dá acesso.

Nas descidas, há um lugar por preencher. O Leixões só precisa de um ponto na recepção ao Marítimo enquanto o Paços precisa da ajuda da Santa. A dos altares ou a santa aliança. Quem não se lembra do golo com a bola a sair um metro em Braga, há dois anos?

Em suma, falta uma jornada para a tenda fechar. Parafraseando o grande (pequeno)… genial, que haja fair-play e no fim se farão as contas. E já agora, os meus parabéns ao Trofense e cá espero pelo subida também… do Rio Ave

Por Carlos Ribeiro

Sem comentários: