24/02/08

Estradas de Portugal...Este é longo desculpem lá..

Havia duas coisas que sempre gostei de Braga, as estradas e o trânsito, a fartura e qualidade delas, e a escassez dele. Foi uma coisa que me agradou quando escolhi essa cidade para estudar, tinha vias e estradas boas e em fartura, e o trânsito era quase nulo, o que me possibilitava sair de casa às 9:45 para as aulas das 10, e eu moro a cerca de 15 klm da Universidade.
No entanto essa situação tem vindo a deteriorar-se, em parte é normal, pois com o tempo é obvio que as cidades crescem, e braga não é excepção, e actualmente é uma cidade em expansão, logo o fluxo de trânsito até se suporta e compreende-se.
Mas o maior problema, e a maior degradação da cidade tem-se dado ao nível das estradas e vias, as obras da variante Sul começaram em Setembro e só agora estão a colocar as marcações. Para não falar que o piso colocado nesta via é de péssima qualidade, e tem locais onde o carro parece que anda nas Dunas do Shara, e nem vou falar do inferno que foi durante as obras, com pó e lama e pedras e buracos por todo o lado. Pelo amor de deus demorar 5 meses a reabilitar 3 ou 4 kilómetros de estrada não se justifica, ainda por cima o trabalho ficou mal feito, e a estrada está uma verdadeira caca.
Ainda falando da variante Sul, na ponte de saída para a Falperra, a gente ao descer a ponte, na transição da passagem aérea para a estrada tem um verdadeiro rego, uma valeta, local anteriormente preenchido por uma grade, agora nem grade nem nada que se pareça. Não vale a pena falar da falta de segurança para os utilitários da dita estrada, que representa uma valeta a meio de uma via rápida.
Mas os problemas das estradas de Braga não ficam por aqui, hoje fui a Viana e fui pela variante Norte e pretendia sair na saída de Barcelos, entretanto devido a andarem a fazer um Eleclerc naquela saída estava uma fila de aproximadamente 2 kilómetros. Graças á porcaria do supermercado estava obstruída não só a saída da variante, como a nacional que vai para Barcelos, como a saída da nacional 14 junto a Ferreiros.
Para muita gente pode parecer pouco, mas pronto eu estou habituado a ter estradas de boa qualidade, e pouco trânsito, só mesmo ao fim de semana quando vou para Famalicão trabalhar é que ando em trânsito intenso, sim porque não há transito pior no país, aliás no Mundo, que o trânsito de Famalicão.

Por isso Sr. Mesquita, faça o favor de verificar melhor as vias da cidade.

LT

Sem comentários: