22/02/08

Literatura

Já á algum tempo que ando para falar sobre os livros do Robin Cook, um escritor que muito aprecio, e vai ser desta que coloco aqui um dos seus livros, “Marcador”.

Primeiro têm que perceber que tipo de escritor é Robin Cook, pois este senhor é um prestigiado médico Oftalmologista, doutorado em Havard, e é reconhecido como o fundador do género literário “thriller médico” e há 30 anos que se mantêm como o autor de maior sucesso deste género a nível mundial.
São vários os livros que já li deste senhor, vou falar-lhes do que está actualmente na minha mesinha de cabeceira, livro que já li 2 vezes, mas continuo a deleitar-me com ele antes de dormir. De referir que quando gosto de um livro é muito difícil parar de o ler até o acabar, mas como já vou na terceira vez que leio este, só o leio mesmo á noite no conforto da minha cama.
“Marcador” é um belo de um romance no qual aparecem velhas personagens do autor, Laurie e Jack, 2 médicos legistas de Nova York, que se vão deparando com mortes em hospitais, mortes de pessoas jovens e saudáveis que tinham passado, com sucesso, por uma cirurgia de rotina. Apesar da resistência institucional por parte dos seus chefes e dos hospitais, eles prosseguem, esquivamente, com a investigação, e os mortos não param de aumentar. Inicialmente parece impossível determinar como e porquê os pacientes estão a morrer. No entanto começam a suspeitar que as mortes estão relacionadas. Elas são intencionais e, por isso, sugerem o envolvimento de um assassino em série, com um motivo pouco vulgar e que pode envolver ligações assustadoras á medicina genómica e á gestão do próprio sistema de saúde.
Entretanto com a tensão a aumentar, Laurie descobre que transporta um marcador genético de um gene do cancro da mama, tornando-se assim uma das possíveis próximas vítimas.
Mais uma vez, com a sua marca habitual, onde mistura mistério e ciência, Robin Cook escreve um romance tão assustador e actual como os cabeçalhos da actualidade, resumindo mais um belo dum livro.
Não vou contar mais nada porque tiro a piada a quem (os poucos) que quiserem experimentar esta experiencia alucinante que é ler um livro de Robin Cook.

LT

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.