11/02/08

Literatura


Esta semana vou falar-lhes de Harry Potter, uma saga criada e escrita pela escritora britânica J. K. Rowling. Desde o lançamento do primeiro livro, a ideia que eu tinha desta obra levava-me a crer que era um livro muito infantil, e que era para “canalha”, então vi o primeiro filme baseado está claro no primeiro livro. Pois ao ver “Harry Potter e a Pedra Filosofal” esta ideia manteve-se, o filme era fantasioso obviamente, mas a história não me cativava. Fui vendo as seguintes sequelas, mais por distracção do que por empenho em seguir a história, e a ideia inicial que era uma história demasiado infantil, e sem uma nesga de génio que me cativasse acentuou-se. Decididamente não havia nada nas aventuras do feiticeiro que me criavam vontade em ler qualquer um dos livros de J. K. Rowling.
Até que um dia que não tinha nada para fazer, e tendo a possibilidade de o ler, li o quinto livro “ Harry Potter e a Ordem de Fénix”, e não fiquei desiludido, era realmente uma história engraçada para adolescentes, mas continuava a não me surpreender nada, apesar de reconhecer a boa escrita da autora. Entretanto li também “Harry Potter e o Príncipe Bastardo” e continuei com a mesma ideia, nada de especial esta história.
Este fim-de-semana emprestaram-me o sétimo e ultimo volume da saga e digo-vos “Harry Potter e os Talismãs da Morte” é um livro surpreendente, e surpreendente na positiva. Não li todos os livros, mas julgo que este será o melhor de toda a série Harry Potter, pelo menos é o melhor que li, e é bem melhor que qualquer um dos filmes que vi.
O filme começa logo com alta rotação numa fuga esplendidamente relatada pela autora e cativa o leitor a querer saber como acaba, pelo meio arrefece um pouco, mas sempre com a chama da adrenalina e sempre magistralmente escrito por J. K. Rowling. A forma como numa atmosfera apoteótica e vibrante, a autora desvenda, por fim, os segredos mais bem guardados do universo Harry Potter e deixa-nos envoltos na sua poderosa magia é sem dúvida brilhante. Todas as explicações, todas as tramas dos heróis contra os vilões, e a forma como alguns vilões até nem o são, e alguns heróis também são duvidosos.
Assim sim, agora sim, J. K. Rowling escreveu um bom livro, que apesar de todas as limitações da própria história, afinal estamos a falar de magia, e varinhas, e feitiçarias, ela fez tudo isso de uma forma sublime, sinceramente, este filme, até o quero ver, sacado pela net claro.:)
Só uma palavra para o confronto final entre Voldemort e Harry Potter está fenomenalmente bem escrito, e deixa mesmo o leitor em pulgas a imaginar como estará a acontecer, logo para um adolescente “ Harry Potter e os Talismãs da Morte” é um livro fantástico e fenomenal, para mim, é sem dúvida um bom livro que vale a pena ler.

LT

Sem comentários: