17/03/08

Deixa tar que eu comento

E a sete jornadas do fim, a luta pela “champions” está ao rubro como nunca e promete emoção até ao fim. Curiosamente, há mesmo quem atribua ao FC Porto a responsabilidade da “decisão” uma vez que os dragões ainda se irão cruzar com os dois actuais “segundos” do campeonato.

Mas quanto à jornada, no Benfica, o “efeito Chalana” ainda não se sentiu e os encarnados voltaram a ceder pontos em mais uma exibição bem descolorida (1-1). Mesmo com um Marítimo longe da qualidade de outras temporadas e apesar de até ter estado com os três pontos na mão, o Benfica somou mais um empate.

Com isto, viu o Vitória colar-se ao segundo lugar do campeonato, apenas com desvantagem no confronto directo. Os minhotos foram até Leiria vencer pela margem mínima (0-1), num jogo em que foram bem mais pragmáticos que exuberantes.

Pior esteve o outro Vitória. Os sadinos, baquearam na Mata Real (2-1), diante de um Paços com a “corda na garganta” e que bem precisava deste triunfo para voltar a acreditar na manutenção.

Aproveitou o Sporting, para “apanhar” o Setúbal, depois de uma vitória concludente frente ao Nacional da Madeira em Alvalade. A equipa leonina continua a fazer um bom campeonato dentro de casa e desta feita goleou os madeirenses por 4-1. Apesar de manter uma distância de 4 pontos para os lugares da “champions”, tem a vantagem de ter, seguramente, o calendário mais acessível.

Nos outros jogos, o grande destaque vai mesmo para o Boavista. A equipa axadrezada venceu o Estrela e continua a sua curva ascensional e está já bem perto dos lugares da Europa, o que parecia bem improvável há algumas jornadas atrás. Quem está de regresso a esses lugares, é o Braga que goleou a Naval na “pedreira”.

Nos últimos lugares, e como já fiz referência, o Paços ganhou nova vida, enquanto o Leixões com a derrota caseira com o Porto viu a sua complicar-se e de que maneira. A académica é a outra equipa que deverá lutar com estas duas pela fuga à despromoção.

Após a paragem do campeonato, as emoções vão continuar. Voltará o Benfica a ceder pontos na Luz diante de um dos últimos (Paços de Ferreira)? Conseguirá o Vitória aguentar a pressão no jogo em casa com o Marítimo? São apenas dois dos jogos que vão centrar atenções nesse fim-de-semana.

Por Carlos Ribeiro

Sem comentários: