31/03/08

Deixa tar que eu comento

O fim-de-semana desportivo resultou apenas na subtracção de uma jornada no actual campeonato. É que à frente e a atrás, tudo permanece na mesma, com os mesmos objectivos e ambições.

Na liderança, o Porto já prepara a festa da consagração e que terá como palco o próprio estádio do Dragão, na recepção ao Estrela da Amadora. O triunfo no Restelo teve esse condão, e aquilo que sempre pareceu certo, tomará contornos de realidade no Sábado. Quem pode ter hipotecado as hipóteses de marcar presença na Europa do futebol na próxima temporada foi o Belenenses que, com a derrota e a mais do que previsível perda de seis pontos à conta do caso Meyong será atirado para fora dessa luta.

Quentinha continua a luta pelo vice-campeonato. Na sexta-feira, o triunfo sofrido do Vitória em Guimarães sobre o Marítimo atirou pressão para as costas de Benfica, Sporting e Setúbal, mas as três equipas responderam a preceito.

Os encarnados, conseguiram a primeira vitória caseira em 2008 ao golearam o cada vez mais aflito Paços, enquanto que Sporting e Setúbal também despacharam com surpreendente facilidade Naval e Boavista respectivamente.

A luta continua por isso ao rubro, em vésperas de uma jornada escaldante. O Benfica desloca-se até à Invicta em fim-de-semana de festa, mas para jogar no estádio da Rotunda. A piscar olho à Europa, o Boavista promete ser um adversário de respeito. Quanto ao Sporting, será o anfitrião de um sempre incómodo Braga, que também procura a manutenção do 6º lugar, e logo após uma jornada europeia.

Desde o sofá, voltará a assistir o Vitória aos encontros dos mais directos concorrentes, isto porque os conquistadores abrirão mais uma jornada da Liga, na Capital do Móvel. Falta saber se os vitorianos voltarão a conseguir pressionar o Benfica com um triunfo e consequentemente afundar, ainda mais, o Paços de Ferreira.

No que toca à restante jornada, o destaque vai mesmo para o empate caseiro do Braga diante do Leixões. Os arsenalistas marcaram passo na luta pela Europa mas beneficiaram dos desaires dos perseguidores Marítimo, Belenenses e Boavista. Quem aproveitou foi mesmo o Nacional que, em vésperas do duelo madeirense, ultrapassou os maritimistas e continua na rota europeia.

Na cauda da tabela e a juntar ao “defunto” Leiria e ao aflito Paços, estão Leixões e Académica. Será certamente um destes três o acompanhante dos homens da cidade do Lis para a liga Vitalis.

Por Carlos ribeiro

Sem comentários: