03/03/08

Viagem No Tempo


Ontem á noite fiz uma viagem no tempo, viajei até meados dos anos 60, época em que se passa a série da RTP “ Conta-me como foi”, esta série, que tal como já foi dito aqui, foi considerada o melhor programa de televisão da televisão portuguesa de 2007 é de facto muito boa. Tristemente foi a primeira vez que assisti na um episódio completo, pois, por estupidez ou por falta de tempo nunca vi na íntegra nenhum episódio até ontem, pois em verdade vos digo, antes tarde que nunca, e ponho já uma petição para colocar esta magnífica série nos canais normais da internet para eu sacar. Não que eu apoie a pirataria, mas dá um jeito do caraças.

No que diz respeito a rigor histórico está quase perfeita, e eu tenho como ajuda neste sector pessoas que viveram na época, e também o facto de andara a pesquisar fotos da altura, e de facto, as roupas, os penteados, os carros, os simples utensílios de casa tudo é idêntico aos da época. Mas no que a adereços diz respeito a cereja no topo do bolo é a “Oranjina C” uma bebida vá tipo refrigerante, que actualmente já não existe, e que aparece recorrentemente na série, eles até as velhas garrafas redondas foram buscar, sim senhor, grande trabalho de casa.

Mas não é só pelos adereços que adorei ver esta série de ficção, a forma como contam uma simples história, está tão bem feita, mas tão bem feita, que contam uma história simples, recorrente, que já foi usada em dezenas de episódios, de centenas de séries, mas ainda assim, é refrescante, nova e inovadora, prende ao ecrã. Eu estava a ver, e parecia que estava realmente no pico do Estado Novo, parecia que era uma das pessoas daquele bairro.

Em relação a actores, todos muito bem, mas Miguel Guilherme e Rita Blanco estão irrepreensíveis, e o seu desempenho no papel está fantástico, dando ainda mais créditos á já de si muito bem cotada série.

Parabéns a quem teve a ideia, parabéns a quem realiza, parabéns a quem a escreve, parabéns aos actores e parabéns á RTP que a transmite, ao invés de ir pelo caminho fácil das novelas, portuguesas ou brasileiras, ao invés de ir por talk shows desprovidos de inteligência que falam sobre a “fama” dos outros.

Não vi o Sporting - Benfica não senhor, vi “Conta-me como Foi” e fiquei a ganhar.

LT

Sem comentários: